publicidade
Araguaína-TO, terça, 14 de julho de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Incêndio destrói 2,5 mil hectares de vegetação na região sul do Tocantins

24/08/2016 22h47 | Atualizado em: 28/08/2016 21h28

Divulgação/Wherbert Araújo Brigadistas da Defesa Civil Estadual combatem incêndio florestal na região sul do Tocantins

Uma grande ação de combate a incêndios florestais na divisa entre os municípios de Dueré e Lagoa da Confusão, Sul do Estado, mobilizou dezenas de brigadistas durante toda esta quarta-feira, 24. A ação contou com brigadistas de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Dueré e da Capital, Palmas. De acordo com estudos de monitoramento, cerca de 2,5 mil hectares de vegetação do cerrado e pastagens foram queimados.

Segundo o superintendente estadual da Defesa Civil, o Tenente Coronel Bombeiro Peterson Ornelas, provavelmente o incêndio tenha iniciado no final de semana. Após análises das imagens de satélite registradas pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil na última terça-feira, 23, foram identificados muitos focos de calor naquela região. “Mesmo com este período de estiagem, percebemos que a área com focos de calor era muito extensa. Após conversas com as equipes de brigadistas locais, nos direcionamos imediatamente para a região a fim de conter as chamas”, afirmou. Ainda segundo o superintendente, uma grande quantidade de vegetação foi consumida pelo fogo. “Mobilizamos 25 brigadistras de diversas cidades e também de Palmas, mas a área devastada foi maior por causa das fortes ventanias que espalharam as chamas”, afirmou.

Destruição

De acordo com a Defesa Civil, ainda não se sabe as causas do incêndio florestal. Durante visitas à área devastada, era possível perceber de longe a grande nuvem de fumaça causada pelo fogo. Próximo ao local, o calor escaldante do sol em conjunto com as chamas, aliado ao barulho do material seco queimando e o cheiro forte da fumaça, causava em todos uma rápida sensação de desconforto. Morador do município de Dueré, a 221 quilômetros de Palmas, o brigadista Marcelo Alves pela primeira vez atua no combate aos incêndios florestais. “O esforço é necessário porque a área queimada é muito grande. Mesmo assim vamos conter as chamas e evitar maiores prejuízos à natureza”, afirmou.

Brigadistas

No início do mês, o Governo do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) concluíram as capacitações de 80 brigadistas que vão atuar nos municípios de Mateiros, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Novo Acordo, São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Dueré, Lizarda e Pium, onde são identificados mais registros de focos de calor.

 

Da Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.