publicidade
publicidade
Araguaína-TO, terça, 09 de março de 2021
Siga a REDE TO

Municípios

UBSs recebem ações da campanha Novembro Azul

22/11/2016 23h25 | Atualizado em: 23/11/2016 19h59

Divulgação Palestras educativas e exames preventivos de câncer de próstata estão sendo realizados nas unidades. A programação segue até dia 30 de novembro

A programação da Campanha Novembro Azul, com atividades voltadas para a saúde do homem e para a prevenção do câncer de próstata, segue nas unidades básicas de saúde (UBS) de Araguaína até o dia 30 de novembro. Amanhã, 23, o atendimento será nas unidades o atendimento será nas unidades Araguaína Sul, Palmeiras do Norte e na Albeny Soares, no Setor Couto Magalhães.

Buscando o diagnóstico precoce do câncer de próstata, vão ser ofertados nas unidades, palestras educativas e exames de antígeno prostático específico (PSA) para homens com mais de 45 anos, com encaminhamento para urologista.

De acordo com a coordenadora da campanha da Secretaria da Saúde do Município, Hada Dias, o exame de PSA é muito importante e é realizado através da coleta de sangue. “Médicos também recomendam o toque retal que é um exame com diagnóstico mais preciso e pode detectar precocemente a doença para que seja tratada o mais rápido possível”, completou.

Ações

Hoje, 22, o atendimento está acontecendo nas unidades Couto Magalhães, Doutor Dantas e Nova Araguaína. Na UBS Couto Magalhães muitos homens acordaram cedo para participarem da palestra e de um delicioso café da manhã. Durante a palestra, os organizadores falaram da importância de realizar o exame anualmente e sobre sintomas da doença, como sangue na urina, dificuldade para urinar e dor óssea.

Muitos homens aproveitaram para tirar dúvidas como o senhor Francisco Pereira de Souza, de 59 anos. “Sempre é bom aprender mais sobre o assunto. Eu faço o PSA todos os anos, mas, gosto de aprender para repassar para outros amigos que as vezes tem ainda receio de fazer”, contou.

De acordo com a coordenadora da campanha da Secretaria da Saúde do Município, Hada Dias, o exame de PSA é muito importante e é realizado através da coleta de sangue. “Médicos também recomendam o toque retal que é um exame com diagnóstico mais preciso e pode detectar precocemente a doença para que seja tratada o mais rápido possível”, completou.

Câncer de próstata

O Instituto Nacional de Câncer estima que, para 2016, poderá ser detectado 61.200 mil novos casos de câncer de próstata. Esses números correspondem a um risco estimado de 61,82% casos novos a cada 100 mil homens, apontando o câncer de próstata como o segundo tipo mais incidente em homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

A estimativa de casos novos no Tocantins é de 56,21%, por 100 mil habitantes.

Programação

Os atendimentos nas unidades básicas de saúde serão das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As palestras, também nas unidades, irão acontecer pela manhã e à tarde, às 7h30 e às 13h30.

Dia 23/11 (quarta-feira);
UBS Araguaína Sul
UBS Palmeiras do Norte – Rua das Camélias, nº 1055, Setor Palmeiras do Norte;
UBS Albeny – Setor Noroeste.

Dia 24/11 (quinta-feira)
UBS José de Sousa Rezende – Rua São João Batista, Lt 2 Qd 1 D, Setor Alto Bonito;
UBS Manoel dos Reis Lima – Rua das Hortências, nº 46, Setor Jardim das Flores.

Dia 25/11 (quinta-feira)
UBS Manoel Maria Dias de Brito – Rua dos Ingaxixixes, Qd. 28, LT 1, Setor Cimba;
UBS Ponte – Rua Joaquim Caboclo, s/nº, Setor Ponte.

Dia 28/11 (segunda-feira)
UBS Bairro de Fátima – Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima;
UBS Drº Francisco Barbosa de Brito – Rua A esquina c/ Rua L – Vila Aliança;
UBS Novo Horizonte – Av. Araguaia, s/nº, próximo ao Colégio Est. Manoel Gomes.

Dia 29/11 (terça-feira)
UBS José Ronaldo Pereira da Costa – Rua 9, Qd 1 Lt 1, Setor Dom Orione.

Dia 30/11 (quarta-feira)
UBS Avany Galdino da Silva – Av São Francisco, esq. Com a Guaíba Araguaína Sul;
UBS Senador Benedito Vicente Ferreira – Rua 7, nº 7, Setor José Ferreira. 

 

Com Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.