publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sábado, 28 de novembro de 2020
Siga a REDE TO

Estado

4ª unidade do Colégio da Polícia Militar é inaugurada

24/03/2017 17h58 | Atualizado em: 24/03/2017 18h24

Divulgação/Márcio Vieira

“Um sonho antigo sendo concretizado”, assim descreve o diretor do Colégio Militar IV Unidade, capitão Marcos César de Almeida Pimentel, durante a cerimônia de inauguração, que aconteceu nesta sexta-feira, 24, em Arraias, sudeste do Tocantins. A ação do Governo do Estado foi realizada por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

O governador Marcelo Miranda (PMDB) e a secretária Wanessa Zavarese Sechim realizaram o descerramento da placa, repassando a gestão da Escola Estadual Jacy Alves de Barros ao comando da Polícia Militar. As autoridades visitaram as instalações do prédio, e acompanharam a apresentação da Banda da Polícia Militar, que executou Exórdio, em acolhimento a equipe.

Depoimentos

O comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Glauber dos Santos, reforçou o papel da Polícia Militar na sociedade. “Muito mais que uma polícia, precisamos trabalhar a valorização do conhecimento, pilar de qualquer gestão bem-sucedida. Nos últimos anos conseguimos o primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio, e obtivemos maior aprovação nas federais”, destacou.

Marcelo Miranda lembrou que os anos de 2015 e 2016 foram períodos difíceis, mas que foram superados. “Administrar vai além de estar em um gabinete, é preciso conhecer a realidade do nosso povo. Alegro-me em saber que estão conosco novas lideranças que surgem neste Estado, são estes alunos que exercerão funções administrativas e políticas. É preciso ressaltar a importância do diálogo e da democracia em qualquer circunstância”.

Para Wanessa Zavarese Sechim, a passagem da escola para o comando da Polícia Militar foi em atendimento a uma demanda de alunos e familiares de Arraias e Região. Na ocasião, a professora lembrou a qualidade de ensino promovido em outras escolas da PM no Tocantins.

“Em todo o Estado temos Colégio da Polícia que oferece ensino no nível médio, fundamental e técnico profissional. Em Arraias, assim como em outras unidades, ofereceremos o ensino fundamental com estratégias inovadoras de gestão. Temos certeza de que essa escola vai auxiliar a cada um de vocês a realizar o seu sonho. O Militar possui grande credibilidade e vem apresentando para a sociedade tocantinense jovens cada vez mais preparados para os exames de admissão em universidades e também para uma atuação imediata no mundo do trabalho após a conclusão dos seus cursos. Só educando que podemos mudar a vida das pessoas e, consequentemente, do Tocantins”, reforçou a secretária e agradeceu a acolhida.

Mãe da estudante do 7º ano do ensino fundamental, Naiane Ferreira, dona Nilzete Macedo de Souza contou que o sonho da filha é tornar-se policial. “Fiquei muito feliz com a transição da escola, pois traz mais segurança para nós pais, eles aprendem mais, pois têm diversas atividades, e minha filha por ser especial tem um ensino diferenciado”, disse entusiasmada com a implantação do Colégio da Polícia Militar.

História

Criada em 1993, a Escola Estadual Jacy Alves de Barros participa desde 2003 do Prêmio Nacional de Referência em Gestão, e foi classificada no âmbito estadual por cinco anos consecutivos, de 2005 a 2010.

Colégio Militar Unidade IV

O Colégio da Polícia Militar de Arraias funcionará nas instalações da Escola Estadual Jacy Alves de Barros e, atualmente, atende 350 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e Educação Especial com faixa etária de dez a 19 anos de idade, destes, 20 alunos possuem necessidades educacionais, como Síndrome de Down, Deficiência Intelectual e Deficiências Múltiplas.

O Militar possui em seu quadro 16 docentes e mais de 50 servidores, dentre eles, componentes da Banda de Música Santa Cecília da Polícia Militar. O calendário letivo iniciou no dia 13 de março, com a semana de adaptação. Além do ensino regular, a unidade oferece atividades extracurriculares como aulas de música, teatro, capoeira, atividades esportivas e reforço escolar. A escola conta com seis salas de aula, laboratório de informática, sala de aula para o Programa Mais Educação, e sala de aula para o reforço escolar, além da quadra poliesportiva coberta, biblioteca e cozinha.

Atualmente o Tocantins conta com quatro unidades militares, sendo duas em Palmas, uma em Araguaína e uma em Arraias, que beneficia 2.633 estudantes.

 

Com Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.