publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quinta, 02 de abril de 2020
Siga a REDE TO

Esportes

Palmas recebe um dos maiores eventos de trialto do mundo

31/03/2017 13h18 | Atualizado em: 31/03/2017 13h29

Divulgação Capital tocantinense será palco de largada para a temporada 2017 do Circuito Ironman

No próximo dia 23 de abril, Palmas será palco de largada para a temporada 2017 do Circuito Ironman no Brasil, um dos maiores eventos de triatlo do mundo. Com menos de um mês para o evento, os organizadores anunciam a programação e o percurso da prova, e competidores intensificam rotina de treinos.

A beleza de um dos cartões-postais da cidade, a Praia da Graciosa será o ponto de largada e chegada da competição. Os atletas percorrerão 1.9 km de natação nas águas do lago que margeiam a Praia. Para a prova de natação, os competidores não poderão usar roupas emborrachadas, e não poderão cobrir o pescoço. Além disso, as roupas não deverão se estender além dos ombros e joelhos. Também não serão permitidas meias de compressão e /ou manguitos.

Após a etapa de natação, os atletas terão que percorrer 90.1 km de ciclismo partindo da Graciosa, contornando a Praça dos Girassóis sentido Avenida Teotônio Segurado Sul até altura do Ceulp/Ulbra. Nesse trecho da Teotônio Segurado, entre a LO-01 até a Ns-10, os atletas darão três voltas, sendo que na última volta, contorna novamente a Praça dos Girassóis e retorna para a Praia da Graciosa. Já na etapa de corrida, serão 21.1 km de corrida e os competidores terão que dar duas voltas pela ponte sobre o Rio Tocantins.

Para o secretário executivo da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Rafael Felipe, o percurso de natação e corrida continua o mesmo da última competição em Palmas, ocorrida no ano passado, quando reuniu mais de mil atletas de 22 países. “Para garantir a segurança dos atletas e facilitar o controle do tráfego, sugerimos alteração na prova de ciclismo e a organização aceitou nossa sugestão. Neste ano, na etapa de ciclismo, os competidores voltarão para a Praia da Graciosa só no final do percurso”, destacou.

O experiente na modalidade, Jone Santos, assim como outros atletas, já intensificou a rotina de treinos. O servidor público conta que está mais tranquilo com a prova em Palmas, pois não tem mais a obrigatoriedade de buscar uma vaga para o mundial. O atleta, que já está classificado para o mundial nos Estados Unidos, se diz focado para a competição. “Treino diariamente. Às terças e quintas, faço pedal na ponte; nas segundas e quartas, natação e corrida; no sábado, pedal e corrida na pista do antigo aeroporto; e no domingo, um pedal mais longo”, ressaltou o atleta.

Programação

Os organizadores divulgaram também a programação para a etapa em Palmas. Na quinta e sexta-feira, 20 e 21 de abril, acontece a entrega de kits aos competidores e a Expo Ironmam. No sábado, 22, a programação inicia com a corrida IronKids, uma novidade para esta etapa. No sábado, também serão realizados congressos técnicos, entrega de kits, Expo Ironman e Bike Checkin.

No domingo, 23, dia da competição, a prova masculina inicia às 06h05 e a feminina às 06h10. A premiação está prevista para 11h30. 

 

Da Secom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.