publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sábado, 04 de abril de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Abertas inscrições para festival de canoagem no Cantão

10/04/2017 15h36 | Atualizado em: 10/04/2017 15h46

Divulgação/Fernando Alves 2º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão e Caseara acontece entre os dias 29 de abril e 1º de maio

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com o Instituto Araguaia (IA) e a Prefeitura Municipal de Caseara, informa nesta segunda-feira, 10, que já estão abertas as inscrições para o 2º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão e Caseara, no Parque Estadual do Cantão (PEC) que será realizado, nos próximos dias 29 de abril a 1º de maio. Além de premiações em dinheiro e troféus, o evento também traz atividades em sua programação que vão ocorrer na cidade. Alguns entretenimentos têm vagas limitadas, mas os interessados poderão se inscrever até durante o evento e acompanhar horário e o local de cada recreação na programação, também disponível no site www.naturatins.to.gov.br

Em 2017, o cronograma do evento traz na manhã do sábado, 29, a oficina infantil Fazendo Arte no Cantão e o material produzido fará parte da abertura do festival, no fim da tarde, com apresentação do ‘Peixinhos do Cantão’ e do Poema do Canoeiro; além da Orquestra Viva Música, da Universidade Federal do Tocantins (UFT); e do Ballet Clássico ‘Aurora e Crepúsculo do Cantão’. A festa continua a partir das 20h30, na pracinha de Caseara, com a apresentação da Banda de rock ‘Jabutis Voadores no Cerrado em Chamas’.

No domingo, 30, bem cedinho, os canoeiros vão iniciar um passeio a remo de aproximadamente 28 quilômetros pelo rio do Coco e, simultaneamente, um passeio de voadeira será realizado até o encontro das embarcações no Circuito do Cega-Machado, dentro do Parque do Cantão, onde todos vão confraternizar com um lanche. A programação segue com apresentação da Orquestra Viva Música, na sequência todos vão poder prestigiar a Dança da Quadrilha da Velha Guarda de Caseara e, para finalizar o dia, a partir das 21 horas, o Forró Pereira dos Teclados anima a festa em frente à Prefeitura.

Na segunda-feira, 1º de maio, às 7 horas terá início o Campeonato de Vôlei de Areia de Caseara e às 9 horas será dada a largada para a aguardada Corrida de Canoas Tradicionais, nas categorias individual, dupla e feminina. No ano passado, a senhora Veldiz Araujo Pereira garantiu a participação feminina na competição de canoas e foi vencedora da modalidade feminina, ganhando o troféu oferecido durante a comemoração de aniversário dos 18 anos do Parque Cantão. As 11h30, pertinho do horário do almoço, o Forró Pereira dos Teclados mais uma vez vai animar o evento.

O gerente do PEC, Adailton Glória, convida a população. “Queremos convidar todos vocês para participar conosco, durante esses três dias teremos várias atividades e os competidores classificados do 1º ao 3º lugar serão premiados. Participe! Estaremos de braços abertos esperando por vocês”, reiterou o gerente.

Evento

O Festival de Canoagem é um evento que envolve todos os visitantes em uma programação recheada de diversão, entretenimento e sensibilização ambiental. As inscrições estarão abertas durante o evento. Essa iniciativa é uma realização do Instituto Araguaia, da Prefeitura Municipal de Caseara e do Naturatins, por meio do Parque Estadual do Cantão, que conta com o apoio da Universidade Federal do Tocantins, do Espaços da Rede e da Estação da Dança. Mais informações podem ser obtidas no e-mail [email protected] ou no telefone (63) 3379-1438.

 

Da Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.