publicidade
publicidade
Max:32° Min:21°
Araguaína
Araguaína-TO, segunda, 18 de dezembro de 2017
Siga a REDE TO

Municípios

Beneficiários já podem recarregar Cartão do Estudante

19/04/2017 19h10 | Atualizado em: 19/04/2017 20h01

Divulgação Primeira recarga, referente ao mês de abril, pode ser feita até o dia 25 deste mês

Os 500 estudantes selecionados para o programa Cartão do Estudante assinaram nesta quarta-feira, 18, o termo de cooperação junto a Fundação Municipal de Juventude (FJP). Em 2018, o número de beneficiados será dobrado, conforme anunciado pela FJP durante o evento, que também contou com a participação do secretário Nacional de Juventude, Assis Filho. Na ocasião houve ainda a posse dos membros do Conselho Municipal da Juventude, eleitos em 2016 no II Fórum da Juventude.

O Cartão do Estudante é um programa de assistência estudantil que atende jovens, priorizando os de menor poder econômico e os advindos do Prouni que cursam graduação, e tem a finalidade de subsidiar passagem de transporte público urbano. Este ano foram mais de 6 mil inscritos.

O presidente da FJP, Nahylton Alen, informou ainda que a juventude de Palmas terá ainda outro ganho, trata-se da implantação do Palmas Aprova, que será inaugurado nas comemorações do aniversário de Palmas. “O Palmas Aprova, que é um cursinho pré-vestibular para jovens de renda baixa, que irá colaborar com o acesso ao ensino superior”, informa Nahylton.

O estudante Juarez Quirino, 23 anos, foi um dos contemplados com o Cartão do Estudante e destacou suas vantagens. “É o meu terceiro ano inserido no Cartão do Estudante e acredito que o passe além de me incentivar a continuar fazendo o meu curso de Administração, garante os meus direitos descritos no Estatuto da Juventude. O projeto atende jovens de baixa renda que lutaram para conseguir uma vaga no ensino superior e que poderão terminar os seus cursos com uma ajuda a mais”, destaca Juarez.

Os estudantes que participaram da assinatura do termo de cooperação do Cartão do Estudante podem realizar a primeira recarga, referente ao mês de abril a partir desta quarta-feira, 19, até o dia 25 de abril, sendo necessário levar o termo de cooperação preenchido e assinado, um documento oficial com foto, a carteira de transporte urbano desbloqueada. Somente o beneficiado ou um responsável legal pode efetuar a recarga, que está sendo realizada na Fundação da Juventude, no Parque Cesamar, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas

Conselho da Juventude

Os conselheiros empossados foram eleitos em 2016 no 2° Fórum da Juventude e atuam como representantes de todos os jovens palmenses sendo mediadores de ideias, aprovando, discutindo e coordenando o que será realizado pela FJP. Os jovens que tiverem interesse em sugerir pautas para serem discutidas nas reuniões, participando assim da construção de políticas públicas podem encaminhar suas sugestões para o email: juventude.palmas@gmail.com.

O novo conselho empossado irá continuar este trabalho e construir mais benefícios para os jovens, o que garante o conselheiro Roney Carvalho, 22 “nós conselheiros temos muito trabalho nestes dois anos, já temos garantias por meio de planos, e agora vamos efetivar este trabalho na prática, contribuindo assim para que os jovens alcancem seus direitos. Teremos a luta de desenvolver uma política de longo prazo, colhendo bons frutos agora e adiante”, destaca Roney.

O conselho possui 28 membros representando a sociedade civil e o poder público, é um órgão de representatividade juvenil que contribui com todos os projetos desenvolvidos pela FJP, através da realização de reuniões ordinárias e extraordinárias, na busca de total envolvimento da sociedade civil nas ações desenvolvidas pela pasta, foi eleito em 2016 e funcionará no biênio de 2017 a 2018.

 

Da Secom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.