publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sexta, 23 de outubro de 2020
Siga a REDE TO

Estado

PM ganha "caveirão" para combater a criminalidade no Tocantins

22/04/2017 12h34 | Atualizado em: 24/04/2017 16h03

Fotos: Lia Mara Viatura blindada atuará no combate a criminosos de alta periculosidade e fortemente armados

Durante solenidade realizada na noite desta quinta-feira, 21, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, o governador Marcelo Miranda (PMDB) entregou equipamentos, munições e veículos e homenageou com medalhas, autoridades civis e militares pelos relevantes serviços prestados ao estado.

"Essa cerimônia é revestida de grande importância. Nessa noite prestamos o nosso reconhecimento a pessoas que prestaram relevantes serviços ao Tocantins, em especial aos nossos profissionais militares, pela sua árdua missão de zelar pela segurança dos tocantinenses. Mais do que o nosso reconhecimento, hoje entregamos benefícios que vão reforçar o trabalho dessa corporação", destacou Marcelo Miranda.

O secretário nacional de Segurança Pública, almirante Alexandre Araújo Mota, falou do trabalho feito por meio de parcerias entre os governos estadual e federal. “Por meio de convênios, já oferecemos cursos de inteligência e materiais. Nós estamos elaborando o Plano Nacional de Segurança Pública, envolvendo a União, os estados e municípios. Esse é o projeto do governo federal entrar nos estados e auxiliar nas questões de segurança", explicou.

"Caveirão"

Para o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) foram entregues 4 etilômetros, 5 banners fachada para os Postos Rodoviários, 6 tendas e 50 cones. Os equipamentos são fruto de convênio entre a Polícia Militar e a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).

Já o Batalhão de Choque (BPChoque) foi contemplado com mais de 12 mil itens destinados às atividades de controle de distúrbios civis e treinamento de efetivo, tais como: 2 caminhonetes, granadas, caneleiras antitumulto, bastões, máscaras contra gases, cartuchos dos mais variados calibres e pneus. Esses equipamentos são fruto de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Na oportunidade, a Polícia Militar também recebeu, doado pela empresa Prossegur Brasil - Transportadora de Valores e Segurança, uma viatura blindada, que atuará no combate a criminosos de alta periculosidade e fortemente armados. O veículo é conhecido como "caveirão". 

Homenagens

Ao todo, foram entregues 315 medalhas. A Polícia Militar instituiu a concessão de medalhas como forma de homenagear pessoas por serviços relevantes ao Estado ou à Corporação. O dia 21 de abril é designado para a concessão das Medalhas Tiradentes, do Mérito Policial Militar, de Campanha do Mérito Intelectual e de Tempo de Serviço.

Com a Medalha Tiradentes foram agraciadas 87 pessoas/autoridades civis/homenageados. Com a Medalha de Mérito Policial foram agraciados 126 policiais militares. Já a Medalha Tempo de Serviço 20 anos foi entregue a 34 policiais militares e a Medalha Tempo de Serviço 10 anos foi entregue a 68 policiais militares.

A solenidade desta quinta integra a semana de homenagem ao patrono da corporação. O herói nacional, conhecido como Tiradentes, inspira os policiais militares a terem comportamentos corajosos e a sacrificarem a própria vida em benefício da sociedade.
 

Com Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.