publicidade
publicidade
Max:34° Min:22°
Araguaína
Araguaína-TO, terça, 25 de julho de 2017
Siga a REDE TO

Municípios

MPE cobra realização de concurso para a Câmara de Paraíso

Dos 52 funcionários da Casa, 41 exercem cargos comissionados

19/05/2017 16h05 | Atualizado em: 22/05/2017 15h28

Reprodução/Google Maps De acordo com levantamento do MPE, 70% dos servidores da Câmara de Paraíso do Tocantins são comissionados

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Paraíso, expediu nesta sexta-feira, 19, recomendação ao Presidente da Câmara de Vereadores de Paraíso para que promova concurso público destinado a preenchimento de cargos de atendimento nos serviços administrativos da casa de leis. De acordo com o que restou apurado no inquérito civil, o poder legislativo municipal possui mais de 70% dos servidores comissionados.

A recomendação alega que o número de cargos em comissão na casa encontra-se muito superior à quantidade de servidores públicos efetivos, sendo 41 comissionados e 11 efetivos, fato este que fere os princípios administrativos e constitucionais da proporcionalidade, moralidade e eficiência, previstos no art. 37 da Constituição Federal.

O Promotor de Justiça Rogério Mota, autor da recomendação, também reforça que as contratações para cargos em comissão devem destinar-se apenas às funções de direção, chefia e assessoramento.

Com base nessas informações, a recomendação é para que o presidente, no prazo máximo de 180 dias, realize concurso público e reduza a quantidade de cargos comissionados, a fim de que não seja superior a 40% em relação ao número de servidores efetivos.

O não acatamento da recomendação poderá ensejar a adoção de medidas cíveis, criminais e administrativas pertinentes.

 

Com Ascom/MPE-TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.