publicidade
publicidade
Araguaína-TO, domingo, 08 de dezembro de 2019
Siga a REDE TO

Estado

Homologado resultado final do concurso do Sistema Socioeducativo

31/05/2017 23h08 | Atualizado em: 02/06/2017 20h53

Divulgação A nomeação e posse dos aprovados para cargos no Sistema Socioeducativo do Tocantins estão previstas para julho

REDAÇÃO


O governador Marcelo Miranda (PMDB) homologou na noite desta quinta-feira, 31, o resultado final do concurso público para provimento de cargos no Sistema Socioeducativo do Tocantins. A homologação consta no Decreto de nº 5.643, de 29 de maio de 2017, publicado no Diário Oficial do Estado de nº 4.878. Para conferir, clique aqui

De acordo com a Secretaria de Cidadania e Justiça, foram homologados 409 nomes, sendo 69 aprovados para os cargos de Analista Socioeducador; contemplando profissionais do Serviço Social, Terapia Ocupacional, Direito, Enfermagem, Medicina Clínica, Nutrição, Odontologia, Educação Física, Pegagogia e Psicologia; 50 aprovados para o cargos de Assistente Socioeducativo; e 290 para Técnico Socioeducador, sendo 65 mulheres e 225 homens.

O decreto prevê que novas convocações para matrícula no Curso de Formação Profissional, etapa final para aprovação no certame, devem ocorrer conforme o Decreto nº 5.478, de 8 de agosto de 2016. As regras valem para a ocupação de vagas remanescentes do concurso, através da convocação do cadastro reserva. Segundo a Seciju, as vagas remanescentes são consequência de reprovação no curso de formação realizado entre janeiro e fevereiro de 2017 e desistência de candidatos no decorrer do processo.

A nomeação e posse dos aprovados, últimos passos para a conclusão do concurso do SIstema Socioeducativo, estão previstas para julho. 

Sobre o concurso 

Com edital lançado em abril de 2014 e provas aplicadas em dezembro do mesmo ano, o concurso da Defesa Social, como ficou conhecimento o certame, ofereceu, no total, 1.292 vagas, sendo 844 para o Sistema Penitenciário (Técnico em Defesa Social e Analista em Defesa Social) e 448 para o Sistema Socioeducativo (Técnico Socioeducador, Analista Socioeducador e Assistente Socioeducativo). Em julho de 2015, foi publicada a lista com o nome dos aprovados na primeira fase. A segunda etapa, com a realização do curso de formação, aconteceu entre novembro de 2016 e março de 2017. 

Em fevereiro, o governo convocou os candidatos que irão atuar no sistema prisional, mas deixou de fora os aprovados para cargos no socioeducativo, o que acabou gerando protestos e questionamentos na Justiça. Uma decisão recente, proferida no âmbito de uma Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público Estadual (MPE), tinha determinado o dia 29 de maio como o último do prazo para que o estado homologasse o resultado do concurso do socioeducativo e nomeasse os candidatos para cargos nesta área. 


 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.