publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sexta, 05 de março de 2021
Siga a REDE TO

Municípios

Nova unidade do CAPS será inaugurada na segunda-feira

02/06/2017 21h50 | Atualizado em: 05/06/2017 23h48

Divulgação/Cleia Gomes Localizado na Arno 12, o CAPS AD III tem 1.033 m² e é composto por 41 ambientes

A nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (CAPS AD III) destinada às pessoas com sofrimento psicológico por uso ou abuso dessas substâncias será inaugurada nesta segunda-feira, 05. O espaço está localizado na Arno 12 (Alameda dos Jatobás APM-09), ao lado da Paróquia São Judas Tadeu.

O CAPS AD III ofertará atendimentos multiprofissionais, sendo a equipe técnica composta por assistentes sociais, enfermeiros, farmacêutico, médicos psiquiatras, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeuta ocupacional, além dos servidores que atuam na administração e os auxiliares de serviços gerais.

Na construção foram investidos R$ 1.541.231,35 milhões, além de outros recursos para aquisição de mobiliário e equipamentos, os quais serão distribuídos num espaço de 1.033 m², composto por 41 ambientes, sendo três salas de atendimento individualizado, duas salas de atividades coletivas, uma sala para oficinas terapêuticas, um espaço de convivência, uma cozinha, uma padaria, uma refeitório, área de lazer com piscina e vestiário, quatro quartos para acolhimento noturno de usuários, entre outros espaços.

O secretário Nésio Fernandes reitera que toda a equipe atua pela perspectiva trazida pela Política Nacional de Saúde Mental (Lei 10.216/2001) a qual assegura os direitos e a proteção das pessoas acometidas por transtornos mentais, sem qualquer forma de discriminação. Segundo ele, o equipamento conta com uma equipe multiprofissional completa, de profissionais com experiência, que participam de um plano de formação e qualificação permanente, se qualificando nos instrumentos, nas ferramentas de cuidado com os pacientes. “Palmas está sem dúvida nenhuma, se estruturando, se qualificando para ser uma referência, na América Latina, entre as capitais, no cuidado integral a atenção à saúde”, ressalta o secretário.

A gerente de Saúde Mental da Semus, Dhieine Caminski, reforça que conforme determinado pelo Ministério da Saúde (Portaria nº 130/2012), para cada grupo populacional de 200 a 300 mil habitantes deve haver um CAPS AD III, ou seja, a unidade de Palmas tem capacidade para suprir a demanda da Capital cuja população está estimada em torno de 279.856 habitantes.

“O serviço funciona na modalidade ‘portas abertas’, então qualquer pessoa que precise dos atendimentos lá ofertados pode procurar o CAPS AD III espontaneamente, sem qualquer barreira ou necessidade de agendamento prévio”, ressalta a gerente.

Antiga Unidade

Os atendimentos do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (CAPS AD III) aconteciam no antigo prédio alugado, localizado na 106 Sul. Com a nova estrutura pronta, as pessoas que são dependentes químicos poderão ter acesso a um acompanhamento mais intenso, principalmente nos casos graves decorrentes do uso de drogas, evitando internações desnecessárias.

A unidade funcionará inclusive domingos e feriados, o Centro permitirá acolher e acompanhar usuários da rede nos momentos de maior vulnerabilidade e fazer a desintoxicação.
 

Com Secom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.