publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quinta, 21 de novembro de 2019
Siga a REDE TO

Esportes

Atletas de 10 cidades disputam competição estudantil em Porto

07/06/2017 18h42 | Atualizado em: 07/06/2017 19h02

Divulgação/Márcio Vieira A abertura oficial da etapa regional do Jets e Parajets foi realizada na noite desta terça-feira, 6, em Porto Nacional

A 27ª abertura oficial da etapa portuense dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), e a 4ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) foi realizada na noite desta terça-feira, 6, no Ginásio Ciano Aires, e contou com a presença da Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim.

As delegações apresentaram-se ao som de músicas tocadas pela Banda Municipal Mestre Adelino, regida pelo maestro Edinaldo Teixeira de Lima Silva. Cerca de 360 atletas, de dez municípios e 14 escolas da Regional de Porto Nacional participam da disputa que acontece até o próximo sábado.

Durante a cerimônia a Chama Olímpica, que é um símbolo de paz, união e amizades entre os povos foi acesa. Os atletas Igor Martins Ribeiro e Ana Carolina Soares Santos apresentaram a tocha aos demais competidores. O grupo Tambores do Tocantins, formado por estudantes do Colégio Estadual Pedro Ludovico e Colégio Estadual Carmênia Matos realizaram apresentações de dança. Apresentações culturais também foram realizadas pelos estudantes da Escola Estadual Ana Macedo Maia.

Professora Wanessa Zavarese Sechim ressaltou que os Jogos escolares trabalham conteúdos que muitas vezes em sala de aula não são possíveis ensinar, como união, solidariedade, integração, disciplina, respeito. “Por meio dos jogos os alunos vão conversar, dialogar e construir competências e habilidades”.

Atletas

Participam da competição estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Tenente Salvador Ribeiro, de Santa Rosa do Tocantins, Colégio Estadual Odolfo Soares, e Escola Especial Frazão dos Reis, de Ponte Alta do Tocantins, Colégio Estadual João da Silva Guimarães de Silvanópolis, Escola Estadual Conceição Brito, de Fátima do Tocantins.

Os alunos da Escola Estadual Félix Camoa II, de Ipueiras, os Colégios Estaduais Dr. Quintialiano da Silva e Agropecuário de Natividade, Colégio Estadual de Tempo Integral Padrão, Escola Municipal Vanda Ferreira da Cunha de Brejinho de Nazaré, o Colégio Estadual Manoel dos Santos Rosal, a Escola Estadual José Alves de Assis, em Pindorama do Tocantins, Escola Estadual Agrícola Brigadas Che Guevara, , Escola Estadual Padre Gama, Colégio Estadual Mestre Bela de Monte do Carmo e Escola Estadual Riachuelo de Oliveira de Fátima, integram a Regional de Porto Nacional.

De Porto Nacional participam o Centro de Ensino Médio Félix Camoa, Escola Estadual Carmenia Matos Maia, Escola Estadual Angélica Ribeiro Aranha, Escola Estadual Dom Domingos Carrerot, Escoal Estadual Irmã Aspásia, Escola Especial Mãe Tia Eulina Braga, Dom Pedro II, Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva, Colégio Sagrado Coração de Jesus, Instituto Federal de Educação Ciências, e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Centro Educacional Prisma, Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira e Escola Estadual Ana Macedo.

Modalidades

Os atletas disputam nas modalidades individuais (atletismo, xadrez e tênis de mesa) e nas coletivas (vôlei de praia, vôlei, handebol e futsal). Os jogos serão realizados na AABB, Escola Dom Domingos Carrerot, Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Irmã Aspásia, Centro Olímpico de Porto Nacional e Ginásio Ciano Aires.

Regionais

Já foram disputadas as etapas regionais de Gurupi, Palmas interior, Guaraí, Dianópolis, Colinas e Paraíso, Arraias, Pedro Afonso, Miracema. Restam as regionais de Porto Nacional e Araguaína.

Jets e Parajets

Os Jets e os Parajets são uma realização da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) que reúne alunos de todos os municípios tocantinenses em etapas internas, municipais, regionais e na final estadual da competição. As finais estaduais serão realizadas em Palmas, no mês de junho, para a categoria 12 a 14 anos e, no mês de outubro, para a categoria 15 a 17 anos.

 

Com Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.