publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sexta, 27 de novembro de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Programa garante desconto a jovens do TO em eventos e viagens

07/07/2017 22h32 | Atualizado em: 07/07/2017 22h43

Divulgação/Frederick Borges Cerca de 170 mil tocantinenses podem ser beneficiados com Programa Identidade Jovem

Descontos em eventos culturais e em viagens interestaduais. Estes são só alguns dos benefícios que a partir de agora a juventude tocantinense terá direito. A boa notícia foi dada pelo governador Marcelo Miranda (PMDB) a centenas de jovens que lotaram o auditório do Palácio Araguaia, na manhã desta sexta-feira, 7, quando lançou o Programa Identidade Jovem (ID Jovem).

“Mais do que conceder descontos, o ID Jovem garante acessibilidade. Motiva o acesso dos nossos jovens em eventos e, ainda, incentiva o exercício de ir e vir, de conhecer novos lugares, novas culturas”, enfatizou o governador. 

“O Governo do Estado é parceiro de todos os projetos que venham ao alcance do interesse social, que venham somar com a sociedade tocantinense. Continuaremos a executar projetos que sejam bons para nosso País”, concluiu Marcelo Miranda.

Política de Juventude

Para o secretário nacional da Juventude, Assis Filho, presente na solenidade, o ID Jovem resgata o protagonismo juvenil e efetiva as políticas públicas instituídas no Estatuto da Juventude. “Nosso governo visa tirar do papel essas conquistas. Efetivar garantias e direitos aos jovens: o acesso à meia-entrada em circos, cinemas, teatros, parque de diversão, shows culturais, esportivos, e o direito de viajar de graça de um estado ao outro. Serão reservadas quatro vagas em cada meio de transporte terrestre interestadual. Sendo que as duas primeiras são gratuitas e as próximas duas pela metade do preço”, esclareceu o secretário.

A operacionalização do programa é de responsabilidade do Governo Federal. Os estados que o adotam ficam com a disseminação do mesmo em seus municípios.

Programa

Regulamentado em outubro de 2015, o ID Jovem foi instituído em dezembro de 2016, com expectativa de atender cerca de 16 milhões de jovens em todo o País. No Tocantins, aproximadamente 170 mil estão aptos a participar. É destinado à juventude de 15 a 29 anos, de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritas no Cadastro Único do Governo Federal.

Decretos

Durante o evento, o governador Marcelo Miranda assinou o Decreto nº 5.675, que cria o Comitê Estadual de Acompanhamento e Fiscalização do Programa Identidade Jovem; e o Decreto 5.676, que altera o vínculo do Comitê Intersetorial da Política Estadual da Juventude, agora ligado à Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Participação

A abertura da solenidade foi feita pela Orquestra Sinfônica de Cordas da Escola Estadual Vila União. Também foi exibido um vídeo institucional da Caravana da Juventude no Estado.

 

Com Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.