publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quarta, 18 de setembro de 2019
Siga a REDE TO

Municípios

Conselho de Farmácia do Tocantins homenageia Araguaína por investimentos em Saúde

21/08/2017 20h25

Divulgação Representando o prefeito Ronaldo Dimas (PR), o secretário Jean Luiz Coutinho recebeu a homenagem das mãos dos Presidentes dos Conselhos de Farmácia. Do Estadual, Martha Franco Ramos e Federal, Walter Jorge João.

A Prefeitura de Araguaína recebeu homenagem do Conselho de Farmácia do Tocantins, pelos serviços prestados na inclusão de farmácias, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Município. O reconhecimento aconteceu durante o III Congresso Tocantinense de Farmácia e I Congresso de Saúde, Estética e Nutrição, que aconteceu entre os dias 17 e 19, em Palmas.

“As unidades contam com a presença de farmacêuticos em tempo integral, durante todo o horário de funcionamento. Por isso, o Conselho realizou essa homenagem parabenizado a gestão do prefeito Ronaldo Dimas pela iniciativa”, explicou o secretário da saúde, Jean Luis Coutinho.

O secretário acrescentou que a homenagem também foi por Araguaína ser uma das primeiras cidades do Brasil e a primeira no Tocantins a reconhecer e regulamentar a prescrição de medicamentos pelos servidores farmacêuticos do Município. “Através da portaria nº 018/2015, os farmacêuticos podem prescrever medicamentos, com restrição apenas para medicamentos tarjados, que são prescritos só pelo médico”, disse.

O farmacêutico também pode orientar o paciente quanto à forma de tomar os remédios, a importância de tomá-los no horário e na dose certos, bem como prevenir sobre as possíveis interações e reações indesejáveis do medicamento.

Representando o prefeito Ronaldo Dimas (PR), o secretário Jean Luiz Coutinho recebeu a homenagem das mãos da Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Tocantins, Martha Franco Ramos e do Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João.

Investimentos em Saúde

Além das farmácias em todas as unidades básicas de saúde, através do Decreto nº 028, a Prefeitura ampliou o atendimento de 14 das 19 UBS para 12 horas, das 7 às 19 horas. As outras cinco UBS atendem a comunidade em oito horas, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

A comunidade também conta com o agendamento de consultas e outros atendimentos de saúde através do 0800. O Call Center funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. O contato para marcações é 0800 641 2200 e as ligações podem ser feitas de celular, telefone fixo e orelhão.

 

Da Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.