publicidade
publicidade
Araguaína-TO, domingo, 07 de março de 2021
Siga a REDE TO

Municípios

Adolescentes recebem vacina contra o HPV de graça

23/08/2017 19h57 | Atualizado em: 23/08/2017 20h03

Divulgação Vacina conta HPV previne cancer em meninos e meninas adolescentes

A Secretaria da Saúde de Gurupi realiza mais um dia de mobilização para vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), neste sábado, dia 26, das 7 às 12 horas, em todas as unidades básicas de saúde e na Policlínica (Rua 5, Centro). O público alvo é de adolescentes do sexo masculino (11 a 14 anos) e feminino (9 a 14 anos). Na oportunidade também poderá ser feita atualização do calendário vacinal.

De acordo com o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Gurupi, Zander Luís, essa mobilização é mais uma tentativa para atrair esse público que precisa se imunizar. “Apesar da campanha que realizamos no mês passado, apenas 50% dos adolescentes se vacinaram, sobretudo porque fomos às escolas, mas, faltam ainda cerca de 750 jovens e nós estamos esperando por eles neste sábado” – informa o coordenador.

Gratuidade

Segundo o secretário da Saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues, é importante aproveitar a disponibilidade gratuita da vacina. “Na rede privada, uma única dose custa quase R$ 200,00 e aqui nas UBSs são gratuitas e estão disponíveis para todos. Quem tomou a primeira dose, precisa do reforço da segunda dose” – adverte o secretário.

Câncer

O HPV é o responsável por 70% dos casos de câncer no colo do útero e no pênis. O HPV causa infecção por quatro tipos diferentes de vírus sendo que em dois deles aparecem verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns do HPV surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões do HPV também podem aparecer na boca e na garganta.

Da Secom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.