publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sexta, 03 de abril de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Governador entrega reforma de hospital e creche em Miracema

Hospital Regional de Miracema agora conta com uma sala de estabilização

25/08/2017 17h06 | Atualizado em: 28/08/2017 21h55

Foto 1: Divulgação/Nielcem Fernandes; Fotos 2 e 3: Divulgação/Frederick Borges Na sala de estabilização, entregue nesta sexta, 25, pacientes graves receberão um atendimento mais adequado e, depois de estabilizados, serem encaminhados para tratamento em hospital de maior complexidade, caso seja necessário

O governador Marcelo Miranda (PMDB) cumpriu agenda de trabalho na manhã desta sexta-feira, 25, em Miracema do Tocantins, onde entregou a Sala de Estabilização e obras de readequação do Pronto Socorro do Hospital de Referência de Miracema (HRM), além das obras do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) no município.

Marcelo Miranda também participou da inauguração da reforma da Creche Dona Regina e da inauguração da primeira etapa das obras de construção do esgoto sanitário e pavimentação asfáltica do Setor Santa Filomena. As inaugurações, que contaram ainda com a presença da vice-governadora Claudia Lelis (PV), fizeram parte da programação do aniversário de 69 anos de emancipação política do município.

O governador ressaltou a importância de Miracema no contexto histórico do Tocantins e as parcerias para realização das obras no Estado. “O resultado é isso que estamos fazendo aqui, inaugurando obras nos setores de saúde, educação e infraestrutura”, disse. 

A enfermeira chefe da Sala de Estabilização, Luanda Coelho Lara, disse que o local permite um melhor atendimento aos usuários, opinião compartilhada pela enfermeira Maria José Pereira. "Com as adequações foi possível ofertar um atendimento mais humanizado, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores", afirmou. 

Marcelo Miranda destacou a parceria com o Banco Mundial, que, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), permitiu a melhoria de estradas vicinais no município, com a construção de pontes de concreto, bueiros tubulares, bueiros celulares e patrolamento de trechos rodoviários, num investimento de pouco mais de R$ 2 milhões. “Com essa parceria com o Banco Mundial estamos mudando o cenário da infraestrutura do Tocantins”, pontuou. No município, as obras atingiram cerca de 130 km.

Na oportunidade, o governador anunciou o repasse da administração do Estádio Local para a Prefeitura de Miracema, uma reivindicação da atual gestão municipal.

Sala de Estabilização

Com as melhorias realizadas no Pronto Socorro do Hospital de Referência de Miracema, o local passou a contar com duas Salas de Estabilização. Outra mudança foi a reorganização do dispensário (setor de distribuição) de medicamentos do Pronto Socorro, que permitiu melhor controle dos medicamentos distribuídos para os pacientes.

Com a adequação, o local ficou mais amplo e humanizado para melhor atender a pacientes com classificação de risco verde, que é pouco urgente; e amarela, urgente para casos de gravidade moderada, com necessidade de atendimento médico, mas sem risco imediato.

HRM

O Hospital de Miracema é uma unidade de média complexidade Porte II, com 71 leitos cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e atualmente realiza, em média, 50 cirurgias por mês e oferta atendimentos de urgência e emergência nas especialidades de clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, cardiologia, obstetrícia e pediatria. O HRM atende mais de quatro mil pacientes por mês, provenientes de Miracema e cidades vizinhas, a exemplo de Tocantínia, Miranorte, Rio dos Bois, Rio Sono e Lajeado, entre outras.

Obras

A Creche Municipal Dona Regina foi reformada e com a doação de uma área pelo Governo do Estado, serão construídas outras dependências e ampliada a capacidade de atendimento. Atualmente, a creche conta com 340m² de área construída, atende 100 crianças de três meses a seis anos de idade.

O governador e o prefeito Moisés da sERCON (PMDB) entregaram também as obras de esgoto sanitário e a pavimentação asfáltica do setor Santa Filomena. Nesta primeira fase, foram inaugurados 24.000m² de pavimentação asfáltica e 8 km lineares de esgoto sanitário.

As obras estão sendo realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura e a BRK Ambiental. Ao todo, serão construídos 86.000m² de pavimentação asfáltica e 50 quilômetros lineares de esgoto sanitário.

História

O município de Miracema foi desmembrado de Araguacema em 1948, quando recebeu a denominação de Miracema do Norte, então norte de Goiás. No entanto, o município só foi instalado em 1º de janeiro de 1949, quando assumiu o primeiro prefeito, Nereu Gonzalez Vasconcelos.

Com o advento da Rodovia BR-14, hoje BR-153, ocorrido em 1958, a cidade foi transformada, durante certo período, num verdadeiro entreposto comercial para a região norte do Estado de Goiás e Maranhão, por ser ponto terminal da navegação fluvial no médio Tocantins.

No dia 7 de dezembro de 1988, Miracema do Norte foi anunciada como capital provisória do estado do Tocantins, por decisão consensual do presidente da República, José Sarney, e do governador eleito, Siqueira Campos. A capital provisória permaneceu de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1989.

Economia local

A economia é baseada principalmente no comércio varejista, agropecuária, produção de mel, indústria de confecções, cerâmica, gráfica e de serigrafia e o turismo, forte principalmente nas temporadas de praia no Rio Tocantins, no Carnaval, e no Miracaxi (carnaval fora de época) promovido pela prefeitura.

 

Com Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.