publicidade
publicidade
Araguaína-TO, segunda, 01 de junho de 2020
Siga a REDE TO

Municípios

Simulação de acidente alerta motoristas e pedestres

18/09/2017 17h22 | Atualizado em: 19/09/2017 14h31

Divulgação/Marcos Filho Durante a simulação, a comunidade recebeu orientações sobre os procedimentos a serem adotados em caso de acidentes

Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito (SNT) 2017, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), em parceria com outras instituições, deram início na manhã desta segunda-feira, 18, às ações educativas para alertar a população sobre os cuidados a serem tomados no trânsito como forma de contribuir para a redução de acidentes. Entre elas, a simulação de um acidente que chamou a atenção de quem passava pelo local.

A simulação de acidente, no cruzamento da Avenida Santos Dumont com a Rua F, envolveu um carro de passeio e uma motocicleta. Na apresentação, a comunidade teve a oportunidade de ver como atuam as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“Nesta simulação, vimos que o condutor do automóvel não utilizava o cinto de segurança e a motociclista não estaria com a trava do capacete fechada, que são situações comuns nas ocorrências que atendemos aqui em Araguaína”, explicou Sanicler Silva, técnico socorrista do SAMU.

Muitas pessoas se aglomeraram para ver o que acontecia e, à medida em que a situação se desenrolava, receberam orientações sobre os procedimentos em caso de acidentes, como não movimentar as vítimas. O idoso Hilário Araújo, acadêmico da UMA//UFT, assistiu à simulação até o final. “O trânsito de Araguaína é muito difícil, é preciso ter o máximo de cuidado para evitar acidentes”, comentou.

Colaboração de todos

A solenidade de abertura da SNT aconteceu no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e ainda contou com uma apresentação de dança da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT).

O superintendente da ASTT, Sheldon Sá, destacou a grande frota de veículos automotores existentes em Araguaína, cerca de 110 mil, número que é diariamente ampliado em cerca de 20% por veículos visitantes e, para que todos possam trafegar com segurança é importante que haja a colaboração de todos.

“Nosso trânsito mata como uma epidemia, precisamos unir forças para reduzir os números alarmantes de acidentes”, ressaltou.

Palestras educativas

Durante toda a semana haverá palestras educativas em doze escolas, nos turnos matutino e vespertino. Na manhã de sexta-feira, 22, a partir das 8 horas, haverá blitz educativa com a entrega de adesivos e panfletos aos condutores em frente ao 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Além das equipes da ASTT e Detran, são parceiras do evento: Polícia Militar (PM), Vigilância em Epidemiologia, Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), Núcleo de Educação em Urgências (NEU), Liga Araguainense do Trauma de Enfermagem do Centro Universitário Itpac (LATE) e Corpo de Bombeiros.

Com Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.