publicidade
publicidade
Max:33° Min:21°
Araguaína
Araguaína-TO, segunda, 28 de maio de 2018
Siga a REDE TO

Estado

Chuvas atrasam e TO tem o mês de outubro mais quente em 24 anos

Volume de chuvas para novembro e dezembro será o menor em 30 anos

23/10/2017 16h41 | Atualizado em: 25/10/2017 13h16

Divulgação Em Palmas, os termômetros marcaram, neste domingo, 41,9 ºC; é a maior temperatura registrada em outubro desde quando a medição começou a ser realizada, em 1993

REDAÇÃO
REDE TO


Com temperaturas acima dos 40 ºC e quase nenhuma chuva, o Tocantins está tendo o outubro mais quente desde 1993, quando a medição começou a ser realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Em Palmas, os termômetros marcaram, neste domingo, 41,9 ºC. Desde quando começou a operar, a estação do Inmet não registrava uma temperatura tão alta na capital tocantinense neste mês.

Apesar das chuvas isoladas, o professor e meteorologista do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral, afirmam que o período chuvoso ainda deve demorar alguns dias para começar. “Cada ano é diferente em termos pluviométricos (chuvas), quanto em termos térmicos (temperatura). Não existem anos iguais”.

De acordo com Cabral, a história climática do Tocantins mostra que há uma variação para o início do tempo chuvoso no estado, mas, em regra, as precipitações ganham força a partir da segunda quinzena de outubro. A previsão para os próximos meses, porém, não é animadora. Segundo o pesquisador,  a climatologia para o trimestre de outubro, novembro e dezembro indica um volume de chuva abaixo do esperado em uma comparação média com os últimos 30 anos.

Além de trazer transtornos para a saúde, a estiagem também prejudica a agricultura, uma das bases da economia tocantinense. O plantio da soja e do milho safrinha devem ser afetados pela baixa expectativa de chuvas.

Com a seca de alguns rios importantes, em alguns assentamentos e povoados e até mesmo em áreas urbanas do estado, a falta de água já é uma realidade. Em Dois Irmãos do Tocantins, na região oeste, a Defensoria Pública teve que entrar com uma ação na Justiça para obrigar a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) a garantir o abastecimento da cidade. 

Cuidados


Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações da Defesa Civil são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada nas crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios.

A estiagem também contribui para as queimadas. O Tocantins é campeão em focos de calor. Com uma média de 15 focos de calor por hora, o estado teve este ano o pior mês de setembro da história. Para evitar incêndios, a orientação é não jogar pontas de cigarro na vegetação, nem atear fogo em entulho. Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente pelo telefone 193.


 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.