publicidade
publicidade
Max:36° Min:17°
Araguaína
Araguaína-TO, quarta, 22 de agosto de 2018
Siga a REDE TO

Municípios

Danos ambientais levam curtume a pagar R$ 30 mil de indenização em Gurupi

30/10/2017 18h10 | Atualizado em: 30/10/2017 18h29

Divulgação/Marcio Di Pietro Localizada no Parque Industrial de Gurupi, a JBS Couros S/A assumiu o compromisso de pagar a indenização por ter causado contaminação do solo e da água ao descartar incorretamente os dejetos líquidos decorrentes atividade de curtição do couro

Em decorrência de acordo firmado com o Ministério Público Estadual (MPE), a empresa JBS Couros S/A, de Gurupi, efetuou o pagamento indenização no valor de R$ 30 mil, a título de dano moral ambiental. O recurso foi direcionado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente e à Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Facto).

A JBS Couros assumiu o compromisso de pagar a indenização por ter causado contaminação do solo e da água ao descartar incorretamente os dejetos líquidos decorrentes atividade de curtição do couro. A empresa possui um curtume no setor Parque Industrial, em Gurupi, e a prática irregular foi constatada em 2010, durante inspeção técnica.

O pagamento da indenização foi dividido em três parcelas, sendo uma para o Fundo Municipal de Meio Ambiente e duas para a Facto, que foram pagas nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano.

Além de pagar a indenização, a JBS Couros assumiu o compromisso de reparar os danos ambientais, segundo consta em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a empresa e o MPE. A reparação ambiental acontecerá após a conclusão do estudo marcado para ser realizado em julho de 2018, se este confirmar a existência de contaminação das águas subterrâneas.

O caso é acompanhado pela Promotora de Justiça Maria Juliana Naves Dias, que atua na área de defesa do meio ambiente em Gurupi. 

 

Da Ascom/MPE-TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.