publicidade
publicidade
Max:32° Min:21°
Araguaína
Araguaína-TO, quinta, 15 de novembro de 2018
Siga a REDE TO

Municípios

Prefeitura inicia ações da campanha Novembro Azul em Araguaína

01/11/2017 21h04

Divulgação Campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, a Novembro Azul contará com atividades nas unidades básicas de saúde de Araguaína

No mês de novembro, em todo o mundo, são realizadas ações de combate ao câncer de próstata, na Campanha Novembro Azul. Em Araguaína, a Prefeitura de Araguaína iniciou a programação na manhã desta quarta-feira 1º. Na abertura, na sede da Secretaria da Saúde, homens participaram de palestras, ginástica laboral e de um café da manhã.

De acordo com o superintendente da Atenção Básica Lucas Moreira, durante o mês, em todas as unidades básicas de saúde (UBS), homens terão atendimento especial com a realização de exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA). “Os homens podem também realizar outros exames, aliás é um período para todos se conscientizarem que o cuidado com a saúde é o ano inteiro”, disse.

Quem sabe da importância dos cuidados com o corpo para prevenir doenças é o motorista João Vianey Salvador, de 63 anos. “Desde os meus 40 anos, eu já realizo o exame de PSA e de seis em seis meses vou até uma unidade realizar outros exames periódicos. Também converso com meus amigos, que têm preconceito com o assunto para que eles se conscientizem da importância de estarem realizando o exame”, contou.

Palestra

Estudantes de Medicina da Liga de Oncologia, do Centro Universitário Itpac, ministraram uma palestra explicando que além do PSA, os homens acima de 45 anos devem realizar o exame do toque. Os homens ainda têm preconceito, mas a próstata é uma glândula masculina que todo homem tem, e somente com o toque há possibilidade do profissional da saúde detectar se ela está em tamanho diferente, o que pode ser inflamações ou mesmo o início de um câncer.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. As chances de cura chegam a 90% quando a detecção é precoce.

 

Da Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.