publicidade
publicidade
Max:31° Min:23°
Araguaína
Araguaína-TO, quarta, 23 de maio de 2018
Siga a REDE TO

Estado

Abatedouro clandestino é interditado e o dono multado no Tocantins

09/11/2017 17h30 | Atualizado em: 10/11/2017 22h06

Divulgação/Adapec Fiscais encontram ossos, couros e órgãos em decomposição no abatedouro ilegal localizado em Talismã, na região sul do Tocantins

REDAÇÃO
REDE TO


Após denúncia anônima, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), interditou, nesta quarta-feira, 08, uma propriedade rural no município de Talismã, na região sul do Tocantins, por abate clandestino de bovinos. O produtor rural foi multado em R$ 1 mil e teve a propriedade interditada para abatedouro, por tempo indeterminado, uma vez que o abate só pode ser realizado em estabelecimento com inspeção oficial.

O inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Dwany Carvalho, afirma que foram encontrados, no local, vários resíduos de animais mortos: ossos, couros e órgãos em decomposição. “O abate era feito anexo ao curral, em uma instalação precária, e segundo o funcionário da fazenda as carnes eram destinadas ao comércio local, por isso, vamos oficializar a Vigilância Sanitária para fiscalizar todo o comércio do município e fazer cumprir a Lei nº 3136”, explicou. Segundo Carvalho, a lei obriga supermercados e açougues a divulgarem, de forma visível, a origem das carnes comercializadas.

A denúncia do abatedouro ilegal em Talismã foi feita através do Disque Defesa da Adapec. O telefone do serviço é 0800 63 11 22 e qualquer pessoa pode denunciar.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, a ação comprova que a população está mais vigilante e tem exigido produtos de qualidade para o consumo. “Temos apurado diversas denúncias recebidas de suspeitas de abate clandestino ou produção ilegal de outros produtos de origem animal, nossas equipes estão vigilantes, priorizando à saúde pública”, frisou.


 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.