publicidade
publicidade
Max:33° Min:22°
Araguaína
Araguaína-TO, domingo, 18 de novembro de 2018
Siga a REDE TO

Municípios

Araguaína ganha novo cartão postal no dia em que faz 59 anos

14/11/2017 19h07 | Atualizado em: 14/11/2017 19h20

Fotos: Divulgação/Marcos Filho Solenidade de inauguração aconteceu na manhã desta terça-feira, 14, dia do aniversário de 59 anos da cidade

Com a presença de autoridades federais, estaduais e regionais, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), inaugurou na manhã desta terça-feira, 14, o mais novo cartão postal da cidade, a Via Lago. A solenidade, que aconteceu no calçadão da via e faz parte das comemorações do aniversário de 59 anos do Município, evidenciou o lado democrático da obra, que torna o Lago Azul acessível para a população e abre uma série de inaugurações de obras significativas para a história da região.

“Hoje é a primeira de muitas obras importantes não só para Araguaína, mas para toda a região, como o Centro de Especialidades em Reabilitação (CER), que será referência em saúde, e o Parque Cimba, que já foi inaugurado pela população”, citou Dimas.

O prefeito agradeceu a todos que colaboraram com a obra e citou que a inauguração foi a primeira etapa do projeto. “Estamos dragando para construção de uma ilha, com um restaurante e dois quiosques ao longo da Via Lago. Estamos também com a parceria público-privada para a canalização do Córrego Neblina em uma grande área onde será construído o Centro de Convenções e uma parceria também que tem como contrapartida a construção do Centro Administrativo do Município”.

Qualidade de vida e turismo

Dona Geralda Carneiro, aos 72 anos, moradora do Setor Jardim das Mansões, disse que a obra traz mais qualidade de vida para os moradores. “Agora terei um lugar para trazer meus sete netos e bisnetos e para fazer caminhada”.

O presidente da Aciara, Márcio Parente, destacou o potencial turístico da Via Lago. “É uma obra super importante para toda a região de Araguaína e influencia no turismo, o que girará o comércio e automaticamente vai alavancar a economia”.

A obra

A Via Lago começa na foz do Córrego Neblina (no cruzamento com a Avenida Filadélfia) seguindo pelos setores Jardim das Mansões, Jardim do Lago, Lago Azul, Parque do Lago e Cidade Nova. A via será um ponto de turismo e lazer para a comunidade.

A nova avenida conta com luminárias de LED com rede subterrânea, pistas duplas, ciclovias, áreas verdes, guarda-corpos e um calçadão com grafismos inspirados nos povos indígenas, especialmente os Karajá. A ideia foi do prefeito Ronaldo Dimas devido ao contexto regional e cultural da obra e para fazer uma homenagem aos primeiros habitantes da região.

Na primeira etapa da Via Lago, foram investidos R$ 5 milhões, com recursos do Município, quando foi feita parte da terraplanagem. Para a segunda etapa, o Governo Federal e o Município disponibilizaram recursos de R$ 13,5 milhões, com contribuição na liberação de recursos dos senadores João Ribeiro (in memoriam) e Vicentinho Alves (PR) e do deputado federal César Halum (PRB).

 

Com Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.