publicidade
publicidade
Max:32° Min:20°
Araguaína
Araguaína-TO, sábado, 26 de maio de 2018
Siga a REDE TO

Municípios

Projeto que irá recuperar nascentes em Araguaína é apresentado em encontro em Palmas

21/11/2017 22h12

Divulgação/Marcos Filho A palestra sobre como serão recuperadas as bacias hidrográficas na área urbana de Araguaína de Araguaína foi apresentada pelo secretário municipal do Planejamento, Frederico Prado

O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que irá recuperar bacias hidrográficas na área urbana de Araguaína, foi destaque no 7º Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia. O evento aconteceu em Palmas, na última semana, em preparação ao 8º Fórum Mundial da Água.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Frederico Prado, um dos passos é a revitalização dos cursos de água, que têm a sua microbacia impermeabilizada. “Vamos dar a adequada preservação das cabeceiras e melhorar o manejo das águas pluviais como um todo. A cidade cresceu ao redor das bacias e com isso vamos procurar resolver os problemas crônicos da cidade, como enchentes, inundações e outros, criando mecânicos para proteger as bacias dos córregos, evitando a degradação”, explicou.

Um dos mecanismos que serão utilizados são as bacias de detenção (piscinão) que serão usadas para evitar alagamentos. Parques, como São Miguel e Raizal, além de criar ambientes de lazer para a comunidade, também preservarão as nascentes.

Educação ambiental

Durante a palestra, o secretário lembrou que é importante o incentivo à educação ambiental, que está aliado ao planejamento. “Procuramos explicar em palestras nas escolas para as crianças e adolescentes que podemos mudar o paradigma da água, para conscientizar desde cedo as pessoas a cuidarem cada vez mais da água”, disse.

Projeto Águas de Araguaína

O Projeto Águas de Araguaína realizará também macro e microdrenagem dos córregos Neblina e Jacuba, implantação de unidade de conservação ambiental e implantação do Parque Urbano Nascentes do Neblina e áreas verdes. O crédito para a elaboração das ações será por meio da Corporação Andina de Fomento (CAF).

O projeto completo foi elaborado para a solução de problemas que foram ocasionados ao longo dos anos em Araguaína, em decorrência de diversos desastres ambientais. 

 

Da Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.