publicidade
publicidade
Max:28° Min:23°
Araguaína
Araguaína-TO, sexta, 23 de fevereiro de 2018
Siga a REDE TO

Municípios

Raio durante temporal mata cabeças de gado em propriedade no TO

A fatalidade ocorreu em uma fazenda em Talismã, na região sul do estado

23/11/2017 22h32 | Atualizado em: 27/11/2017 16h49

Divulgação/Defesa Civil A fatalidade aconteceu em uma fazenda na zona rural de Talismã, na região sul do Tocantins; 12 animais morreram após propriedade ser atingida por descarta elétrica

REDAÇÃO
REDE TO


Foram enterrados, na manhã desta quarta-feira, 22, na zona rural de Talismã, na região sul do Tocantins, as 12 cabeças de gado que morreram após serem atingidas por um raio, em uma fazenda, na zona rural do município. 

De acordo com a Defesa Civil de Talismã, a descarga elétrica fatal ocorreu durante uma tempestade registrada na noite da última terça-feira, 21. A chuva foi marcada por ventos fortes e queda de energia elétrica. 

Os animais estavam numa área da propriedade com várias árvores quando um raio caiu no local. As cabeças de gado tiveram morte instantânea. O dono da fazenda não divulgou o valor do prejuízo. 


Campeão em raios

Um levantamento realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e divulgado na Folha de S. Paulo mostrou que o Tocantins é o estado brasileiro com maior densidade de raios. São 19,8 raios por km² ao ano.

Segundo a reportagem da Folha, todos os anos o Brasil é atingido por quase 80 milhões de raios. Destes, 300 atingem pessoas, com letalidade de um a cada três casos.


A orientação dos especialistas é que as pessoas evitem durante os temporais ficar em áreas abertas, debaixo de árvores ou próximo da rede da de energia elétrica. 

 

Leia sobre: BoisCampeãoClimaFotosPecuáriaRaioTalismãTemporalTocantinsVacasZona rural
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.