publicidade
publicidade
Max:32° Min:21°
Araguaína
Araguaína-TO, segunda, 18 de dezembro de 2017
Siga a REDE TO

Municípios

Itacajá: Diplomação de prefeito e vice eleitos ocorre em até 15 dias

As eleições suplementares foram realizadas no último domingo, 03

04/12/2017 21h15 | Atualizado em: 06/12/2017 12h45

Divulgação Cleoman Correia Costa foi eleito prefeito e Clodoaldo Pereira do Nascimento vice-prefeito de Itacajá

O candidato a prefeito Cleoman Correia Costa e o vice-prefeito Clodoaldo Pereira do Nascimento, pela Coligação Humildade e Responsabilidade (SD e PR), foram eleitos, neste domingo, 03, com 2.545 votos, o equivalente a 52,90% dos votos válidos, nas eleições suplementares do município de Itacajá. A apuração das urnas foi encerrada às 17h35 deste domingo, 03, sendo registrados apenas 25 votos brancos e 75 nulos, representando respectivamente 0,51% e 1,51% do total do eleitorado. De acordo com o calendário Eleitoral os candidatos eleitos devem ser diplomados em até 15 dias, passando antes pela prestação de contas.

Dos 5.410 eleitores dos municípios, 91,21% compareceram as seções de votação, tendo uma abstenção de 8,795. Segundo a chefe de Cartório, Magna Regina Olimpo, as eleições ocorreram sem nenhuma intercorrência grave, “com destaque para as eleições limpas, sem sujeita de santinhos nas ruas e nas portas das seções eleitorais”.

O pleito também registrou a participação efetiva dos eleitores indígenas. Ao todo, no município de Itacajá 719 eleitores indígenas de 16 aldeias estavam aptos a votar, distribuídos em três seções instaladas dentro das aldeias Santa Cruz e Manoel Alves Pequeno. Todos os eleitores votaram por meio da identificação biométrica.


Foram disponibilizadas duas tendas para concentração dos indígenas que eram transportados para as seções, ação destacada pelo juiz eleitoral Marcelo Rostirolla. "As estruturas impediram assim, a compra de voto, pois os carros que realizavam o transporte foram orientados a pararem apenas nesses locais facilitando a fiscalização”, disse.

A apuração dos votos foi acompanhada pelo presidente do Tribunal Regional do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Villas Boas, juntamente com o diretor-geral José Machado e Secretários, de forma simultânea e online, por meio do sistema Vídeo Wall instalado na sede do Regional.

Segundo lugar no pleito, o candidato a prefeito Manoel Sousa Pinheiro (PSDB) teve 46,73% dos votos válidos, o que corresponde a 2.248 votos. Já o terceiro colocado, Raimundo Marcos Soares Filho (PT), obteve apenas 18 votos, 0,37% do total do eleitorado. 

 

Com Ascom/TRE-TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.