publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sábado, 28 de maio de 2022
Siga a REDE TO

Estado

Caminhoneiro morre depois de ser atingido por raio no Tocantins

Fatalidade aconteceu no município de Pedro Afonso, no nordeste no estado

14/12/2017 13h32 | Atualizado em: 15/12/2017 14h28

Divulgação/Marcio Vieira Segundo levantamento do Inpe, o Tocantins é o estado brasileiro com maior densidade de raios. São 19,8 raios por km² ao ano

REDAÇÃO
REDE TO


Um homem morreu após ser atingido por um raio, na noite da última terça-feira, 12, em Pedro Afonso, na região nordeste do Tocantins. A vítima é um caminhoneiro de 39 anos, morador de Palmas. O nome dele não foi divulgado.

De acordo com a polícia, o acidente aconteceu na zona rural do município. Chovia no momento da fatalidade. O caminhão, carregado com produtos agrícolas, estava parado. O motorista estava subindo na carroceria para esticar a lona que cobria a mercadoria, quando uma descarga elétrica caiu próximo ao veículo. O caminhoneiro foi atingido pelo raio e morreu na hora. 

Um homem que subiu no caminhão para tentar ajudar o motorista acabou sendo arremessado pela descarga elétrica e desmaiou. Ele foi socorrido e passa bem. 

O corpo do caminhoneiro foi examinado no Instituto Médico Legal (IML) de Pedro Afonso e liberado para sepultamento. 

Campeão em raios

Um levantamento realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e divulgado na Folha de S. Paulo mostrou que o Tocantins é o estado brasileiro com maior densidade de raios. São 19,8 raios por km² ao ano.

Segundo a reportagem da Folha, todos os anos o Brasil é atingido por quase 80 milhões de raios. Destes, 300 atingem pessoas, com letalidade de um a cada três casos.

A orientação dos especialistas é que as pessoas evitem durante os temporais ficar em áreas abertas, debaixo de árvores ou próximo da rede da de energia elétrica. 


 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.