publicidade
publicidade
Max:32° Min:20°
Araguaína
Araguaína-TO, sábado, 26 de maio de 2018
Siga a REDE TO

Estado

Padre Helenes toma posse como diretor-geral da Católica do TO

Diretor disse que sua gestão se baseia em uma educação evangelizadora

24/01/2018 17h37 | Atualizado em: 28/01/2018 14h03

Divulgação Professor Padre Helenes de Oliveira assina termo de posse como diretor-geral da Católica do Tocantins

Marcada por discursos com votos de continuidade para gestão de uma educação evangelizadora, aconteceu na noite da última segunda-feira, 22, a cerimônia de posse do novo diretor-geral da Católica do Tocantins, Professor Padre Helenes de Oliveira. Durante a cerimônia, Helenes falou sobre o ministério dedicado a educação Católica. “Durante 200 anos, a igreja por meio dos bravos religiosos, foi a única educadora do Brasil; até a expulsão dos Jesuítas pelo Marquês de Pombal, pois, a educação não convinha aos interesses comerciais de Portugal”, disse.

Acreditando que objetivo da educação é a evangelização, a nova gestão da Católica afirma que irá alicerçar-se em uma educação evangelizadora a partir das diretrizes de Pastoralidade da União Brasileira de Educação Católica (UBEC): comunidade acadêmica responsável por toda a ação educativo-pastoral; inserção e significado para as comunidades local e regional; excelência e qualidade nas ações e nas relações; formação para o protagonismo eclesial e político; diálogo intercultural e com o diferente e predileção pelos mais pobres ou vulneráveis. “Estas seis diretrizes darão o tom à gestão. O legado que quero deixar na FACTO é em primeiro lugar uma instituição que cuide das ações, processos e relações. Em segundo lugar, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribua para uma transformação interior, provocando uma mudança exterior”, ressaltou Helenes.

O vice-diretor do Conselho de Administração da UBEC, Professor Mestre Padre José Romualdo Degasperi, ex-diretor da Católica do Tocantins, frisou em sua fala o que deseja para o novo ciclo da Católica do Tocantins. “Primeiro apostar no potencial dessa instituição que eu conheço a fundo. Desejamos que em breve ela seja um Centro Universitário de excelência. O segundo é que Deus proteja o padre Helenes nessa viagem pelos ideais que ele fez aqui. Nosso desejo é que na mão dessa nova equipe, com todos os professores e técnicos administrativos, você consiga realizar tudo o que colocou nessa carta, que eu diria "uma carta magna de início de gestão “, disse Romualdo.

O presidente do Conselho de Administração da UBEC, Professor Doutor Ir. José Nilton Dourado desejou que padre Helenes desse continuidade ao serviço prestado na UBEC, com dedicação à Católica do Tocantins. “ A UBEC sempre pode contar com a dedicação e disposição do Padre Helenes em todos os processos e reflexões de responsabilidade no Conselho de Administração. A maturidade e bom senso sempre foram uma marca forte do tempo que o Padre Helenes atuou como conselheiro e integrante das Assembleias Gerais da UBEC, e isso por certo também será uma das suas características pessoas visíveis na função de diretor-geral da Católica do Tocantins”, falou.

José Nilton também reforçou os votos para educação voltada na formação completa. “Fazemos votos para que a qualidade da educação que a UBEC/FACTO sempre ofereceu continue sendo o compromisso diário de todos, tendo em vista a promoção do desenvolvimento do aluno como ser humano completo, que pensa, se sensibiliza, se relaciona e atua no mundo com uma visão crítica e transformadora”, afirmou.

Encerrando as falas da noite, o presidente do Conselho das Associadas da UBEC, Professor Doutor Ir. Jardelino Menegat, reforçou a continuidade pela educação evangelizadora. “Queremos continuar pautando nossa ação dentro dos princípios de Educação Humana e Cristã de Qualidade, que foi o desejo sempre manifestado desde que a União Brasileira de Educação Católica - UBEC se estabeleceu nestas terras.

Na ocasião, também foi apresentada a nova vice-diretora acadêmica da Católica do Tocantins, Professora Mestra Maria Brescia Gazire Duch.

 

Com Ascom/Católica do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.