publicidade
publicidade
Max:31° Min:16°
Araguaína
Araguaína-TO, sábado, 23 de junho de 2018
Siga a REDE TO

Estado

Judiciário: Novo Fórum de Araguaína chega a 80% de obra concluída

Governador visitou obras do fórum e de escola de tempo integral na cidade

16/02/2018 17h03 | Atualizado em: 16/02/2018 21h13

Fotos: Divulgação A edificação abrigará toda a estrutura que atualmente está dividida em cinco prédios, centralizando as varas e juizados em um único lugar

Cumprindo agenda de trabalho na manhã desta sexta-feira, 16, em Araguaína, o governador Marcelo Miranda (MDB), acompanhado do presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier, e de outras autoridades, vistoriou as obras do novo Fórum da cidade. Ainda pela manhã, o governador visitou as obras de construção da Escola de Tempo Integral Padrão no setor Maracanã. As duas obras representam investimentos de mais de R$ 41 milhões e a expectativa é de que sejam concluídas ainda este ano.

Segundo o secretário de Estado da infraestrututa, Habitação e Serviços Públicos (Seinf), Sérgio Leão, 80% das obras do novo Fórum já foram concluídas e a previsão é que os trabalhos sejam encerrados ainda neste trimestre. "As obras já estão em fase de acabamento e devem ser concluídas em meados deste ano".

Fórum

Em fase de pintura, terraplanagem do estacionamento e conclusão das instalações elétricas e rede lógica do prédio, o novo Fórum terá quatro pisos. São 10,5 mil m² de área construída em um terreno de 12,6 mil m². Para o presidente do TJTO, a inauguração do novo Fórum representa um grande avanço para o Judiciário tocantinense. "Araguaína é a segunda maior comarca do nosso estado; o novo Fórum é uma obra grande e necessária para atender melhor à população desta região", ressaltou o magistrado, destacando os investimentos em infraestrutura. Ao todo, 27 obras estão previstas ou em andamento no Poder Judiciário do Tocantins.

Durante a visita, o governador Marcelo Miranda destacou a parceria entre os Poderes para a realização da obra. “Foi fundamental o respeito entre os Poderes; esta obra está saindo porque todos acreditaram e entenderam a importância de nos unirmos para que fosse efetivada. É uma obra importante não só para o Judiciário, mas também para a sociedade”, afirmou.

A edificação abrigará toda a estrutura que atualmente está dividida em cinco prédios, centralizando as varas e juizados em um único lugar. O Fórum ainda contará com auditório para 250 pessoas e salão do Tribunal do Júri também com 250 lugares. O estacionamento interno terá 174 vagas.

O novo Fórum da Comarca de Araguaína vai atender à população do próprio município, além das cidades de Aragominas, Araguanã, Carmolândia, Muricilândia, Nova Olinda e Santa Fé do Araguaia.

Escola


Já a unidade educacional contará com 10.581 m² de área construída e investimentos de R$ 12.721.977,63, recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), e contrapartida do Governo do Tocantins. A unidade deverá ofertar os anos iniciais do ensino fundamental e o ensino médio.

Marcelo Miranda ressaltou que a unidade escolar tem um significado muito grande para a cidade de Araguaína. "É um colégio com capacidade para 1.500 alunos que vai refletir na qualidade da educação ofertada em Araguaína e na região e nas próprias famílias dos alunos", destacou.

A Escola de Tempo Integral Padrão do Setor Maracanã foi projetada com sala para professores, salas de informática, vídeo, leitura, coordenação pedagógica, diretoria, secretaria, arquivo, histórico, almoxarifado, administrativo/financeiro, sala de funcionários.

Ao todo, são 21 salas de aulas, além de dependência para música, multiuso e sanitários, biblioteca, laboratórios física/química, biologia/ciências, salas de línguas, refeitório com pátio coberto e dependências de serviços, quadras poliesportivas, arquibancadas e palco, salas de artes marciais, sala de dança, sala de coral, vestiários, primeiros socorros, depósito de educação física, consultório odontológico, auditório para 210 pessoas, piscina com raias semiolímpicas e com arquibancadas.

 

Com Secom/Governo do TO e Cecom/TJ-TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.