publicidade
publicidade
Max:31° Min:16°
Araguaína
Araguaína-TO, sábado, 23 de junho de 2018
Siga a REDE TO

Municípios

Sete bairros recebem palestras e cursos de qualificação

05/03/2018 20h36 | Atualizado em: 05/03/2018 20h52

Divulgação Mais de 21 mil moradores de sete bairros terão acesso a palestras, ações culturais e cursos profissionalizantes gratuitos

Buscando melhorar a qualidade de vida da população, sete bairros de Araguaína receberão as ações do Trabalho Técnico Social (TTS), com palestras e cursos profissionalizantes gratuitos, além de ações para desenvolvimento social e saúde. A iniciativa de complementação ao Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) da Caixa Econômica Federal é uma realização da Prefeitura, por meio de convênio com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

As oportunidades foram apresentadas na última quinta e sexta-feira, 1º e 2, aos moradores da Vila Azul 1 e Vila Azul 2. E continuarão com a divulgação aos demais bairros até a próxima sexta-feira, 9. A iniciativa atingirá a população do Vila Azul 1 e 2, Construindo Sonhos, Costa Esmeralda 1, 2, 3 e 4, bairros que juntos totalizam 3.034 casas e mais de 21 mil moradores.

“As pessoas que habitam esses bairros são selecionadas por critérios socioeconômicos. Então, eles estão em situação de vulnerabilidade. Esses cursos são importantes porque por meio da capacitação elas podem melhorar de emprego e aumentar a remuneração, além de preparar a mão de obra para empresas que futuramente virão para Araguaína”, explicou a secretária da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Fernanda Ribeiro.

Beneficiados

A dona de casa Tainara Feitosa Moreira, 19 anos, manifestou interesse pelo curso de assistente administrativo. “Meu marido é o único que trabalha em casa. A gente paga aluguel e temos dois filhos pequenos. As contas estão bem apertadas. Por isso, estou pensando em trabalhar. O curso pode ser muito bom para eu conseguir um emprego”.

Os cursos oferecidos também despertaram a atenção de quem quer ser independente. A copeira Ana Cardeti, 46 anos, não sabe usar o computador e pede ajuda quando precisa acessar os e-mails. “A empresa que eu trabalho fica em Goiânia. Ela tem muitos funcionários e mandam os recados pelo computador. E como eu não sei usar, sempre preciso pedir ajuda para as meninas da recepção”.

Cursos e palestras

Cada bairro terá uma grade de cursos e palestras elaborados a partir das necessidades identificadas para melhor atender às demandas especificadas naquela comunidade. Para realização dos cursos que necessitam de infraestrutura adequada, será ofertado vale-transporte para o deslocamento até o local da aula.

Além das capacitações, os moradores poderão participar de palestras sobre saúde e bem-estar social, com temas diversos como tarifa social, educação sanitária, prevenção ao câncer de útero, prevenção ao câncer de próstata, vida saudável na terceira idade, prevenção de violência contra a mulher, segurança pública e combate à dengue.

Haverá também orientação ao enquadramento dos beneficiários da área de risco do MCMV, visitas domiciliares, reunião de finalização do projeto de trabalho técnico social e mobilização para atualização de endereço no Cadastro Único.

Capacitações e ações culturais

Serão ofertados cursos de assentador de cerâmica, assistente administrativo, associativismo e cooperativismo, auxiliar de recursos humanos, capoeira, formação de líderes comunitários, manicure e pedicure, maquiagem, montagem e fabricação de pizza, padeiro, pintor de obras, salgadeira, secretariado, secretariado modalidade iniciação profissional, mulher empreendedora e operador de computador.

Oficinas de confecção artesanal de arte em pet, confecção artesanal de caixas para presente, confecção de bombons artesanais, dança criativa, fabricação de puff de garrafa pet, jardinagem, pães artesanais, plantação orgânica, educação no trânsito, pedagógica educomunicação “cidadania ativa” e operador de computador.

Também serão realizados gincana cultural e esportiva, festival dia da criança, caminhada ecológica, palestras de prevenção ao uso de drogas, sobre educação financeira, uso racional de água e energia e a importância do aquecedor solar, vida saudável na terceira idade, prevenção ao não uso de drogas e sexualidade na adolescência.

Haverá peça teatral sobre educação patrimonial e convivência comunitária, sessão de cinema sobre meio ambiente, tarde pedagógica e trilha ecológica voltada para as crianças.

Agenda de apresentações

Dia 6 (terça-feira)
17h30 – Costa Esmeralda 1

Dia 7 (quarta-feira)
17h30 – Costa Esmeralda 2

Dia 8 (quinta-feira)
17h30 – Costa Esmeralda 3

Dia 9 (sexta-feira)
17h30 – Costa Esmeralda 4

 

Da Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.