publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quarta, 23 de outubro de 2019
Siga a REDE TO

Municípios

Março Lilás: Araguainenses recebem orientações sobre prevenção ao câncer do colo do útero

15/03/2018 20h10

Divulgação Mulheres setor JK e proximidades tiveram, na quarta-feira, 14, o “Dia D” da ação na UBS do Setor JK, com uma palestra e coleta de material para o exame preventivo do câncer do colo uterino (PCCU)

Iniciada no último dia 8, a campanha Março Lilás conta com diversas atividades voltadas para o público feminino. Nesta quarta-feira, 14, as mulheres setor JK e proximidades tiveram o “Dia D” da ação na UBS do Setor JK, com uma palestra e coleta de material para o exame preventivo do câncer do colo uterino (PCCU). A ação segue durante todo o mês nos postos de saúde do Município. Nesta quinta-feira, 15, foi o “Dia D” nas Unidades Básica de Saúde(UBS) dos setores Nova Araguaína e Costa Esmeralda.

Sônia Maria da Silva, de 56 anos, conta que começou a cuidar mais da saúde aos 40 anos. “Hoje sei que precisamos ir ao médico pelo menos uma vez ao ano. E essas palestras são muito boas, trouxe até minha agulha e linha, pra fazer o crochê enquanto ouço atenta as explicações sobre como se prevenir de doenças”.

Quem sabe da importância da prevenção é a dona de casa Maria Bernadete Leite, de 69 anos. “Eu tive quatro filhos e todos os anos faço consulta médica. Hoje eu vim buscar um resultado de outro tipo de exame e já vou aproveitar para fazer a coleta para a prevenção”, disse.

Prevenção

Durante a palestra, a enfermeira Ivana Barros explicou que a prevenção ainda é a melhor forma de combater doenças. “Todas as mulheres que já têm vida sexual ativa devem realizar o exame Papanicolau”, explicou.

Somente de atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Município, em 2016 foram detectados 10 casos de câncer do colo uterino, em 2017 foram 15 mulheres diagnosticadas com a doença.

Da Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.