publicidade
publicidade
Araguaína-TO, terça, 12 de novembro de 2019
Siga a REDE TO

Municípios

Campanha contra a raiva vacina animais na zona rural

21/03/2018 19h31 | Atualizado em: 21/03/2018 19h47

Divulgação/Igor Flávio A meta é vacinar 5 mil cães e gatos na zona rural da capital; imunização segue até o dia 20 de abril

Com a meta de vacinar 30 mil animais entre cães e gatos contra a raiva, os agentes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) estão percorrendo desde a última terça-feira, 20, a zona rural da Capital para garantir essa imunização. Só na zona rural a meta é vacinar cinco mil animais. A Campanha de Vacinação Antirrábica segue até o dia 20 de abril.

O coordenador de Controle de Reservatórios da UVCZ, Ademilton Guimarães, lembra que para o Dia D da Vacinação Antirrábica na zona urbana, que ocorrerá no dia 7 de abril, das 8 às 17 horas, a Secretaria de Saúde disponibilizará 69 postos de vacinação, distribuídos em todo perímetro urbano do município de Palmas. “Vamos ter o dia 7 de abril dedicado para a vacinação, ainda estamos definindo quais os locais, mas teremos pontos de vacinação em toda a cidade. Mas quem quiser imunizar o seu animal antes dessa data, pode levar na UVCZ em horário comercial, que lá temos um ponto fixo de vacinação. Inclusive após o Dia D, a vacina continuará disponível lá na UVCZ”, frisa o coordenador, lembrando que a vacinação na UVCZ é das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Nesta quarta, 21, na região do Água Fria, a chácara do açougueiro Ideglan Leite, foi a primeira visitada pelos agentes. “Aqui nós temos muitas crianças, por isso, o cuidado é redobrado. Toda campanha de vacinação, eu faço questão de vacinar meus cachorros e gatos para evitar doenças que podem adoecer os animais e também a gente”, ressaltou Ideglan que vacinou seis cães e um gato.

A dona de casa Arlete Carvalho Silva estava dando banho no Raik quando o agente bateu no portão avisando sobre a vacinação. “Considero meu cachorro como membro da família, por isso procuro cuidar bem dele, vacinando sempre que tem campanha. Não quero que ele adoeça e nem que transmita doenças”, disse.

Jucilene Assis também levou Maricota e Marrom para vacinar. “Eu não tenho criança em casa, mas meus netinhos vêm me visitar com frequência e eu zelo pela saúde deles. É importante que o animal seja saudável, mantendo o ambiente livre dessas doenças que podem ser transmitidas também para nós humanos”, afirmou.

Raiva

A raiva é uma zoonose causada por um vírus que acomete o sistema nervoso central do hospedeiro, sendo transmitido a ele através da mordida, lambida ou ferida de um animal infectado. Por isso, a vacinação de animais domésticos, a partir dos três meses, é de grande importância para o controle desta zoonose.

A UVCZ recomenda que, na hora da vacinação os cães estejam com coleira e guia. Os gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas. Os animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.

A secretaria informou que não fará a entrega de vacinas para serem levadas para casa, sendo necessário o dono levar o animal até o posto de vacinação para ser vacinado. Vale lembrar que é importante o tutor do animal segurar o seu animal no ato do procedimento, principalmente se o animal for arisco.

De acordo com as autoridades de saúde, sintomas como dor no local vacinado, febre e comportamento mais quieto podem ocorrer até 36 horas após a aplicação da dose.

Cronograma e locais de vacinação

Região Norte

20 a 22/03 - Água Fria
23 a 26/03 - Jaú
27/03 - Vão do Lajeado
28 e 29/03 - Taquaruçu Grande
2 a 4/04 - Taquaruçu Grande
5 e 6/04 - Coqueirinho
9 e 10/04 - Sargento Walter
11/04 - Brejo Comprido
12/04 - Santo Amaro
13, 16 e 17/04 - Água Fria e Dertins

Região Sul

20 e 21/03 - Ponta da Serra
22 e 23/03 - Piabanha
26 e 27/03 - Vida e Luz
28 e 29/03 e 02/04 - São João
3 e 4/04 - Vão do Mutum
5 e 6/04 - Assentamento Entre Rios
9/04 - Assentamento PA Sítio
10 e 11/04 - Grota D’Água
12 e 13/04 - Santa Fé 2ª Etapa
16/04 - Chácaras Taquari - Agrotins
17/04 - Chácaras Taquari
18/04 - Buritirana

 

Da Secom/Prefeitura

Leia sobre: PalmasRaivaTocantinsUVCZVacinaçãoZona rural
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.