publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quinta, 18 de julho de 2019
Siga a REDE TO

Estado

Carlesse deixa Assembleia e assume governo do estado nesta terça

27/03/2018 09h03 | Atualizado em: 27/03/2018 10h06

Fotos: Divulgação Deputado estadual pelo PHS, Mauro Carlesse comandará o governo do Tocantins até que sejam realizadas eleições diretas para governador

REDAÇÃO
REDE TO


Com a publicação, no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral, nesta segunda-feira, 26, da decisão que cassou o diploma do governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice Claudia Lelis, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Carlesse (PHS) aguarda apenas a notificação do TSE para assumir interinamente o governo do Tocantins. 

Em nota, Carlesse disse que a "expectativa é de que a notificação ocorra ainda nesta manhã de terça-feira, 27 de março, para que sejam realizados todos os procedimentos de posse". 

Com Carlesse indo para o Executivo estadual, a deputada Luana Ribeiro (PR), vice-presidente da AL, é que irá assumir o comando do Parlamento. A expectativa é que a posse dela ocorra também nesta terça. 

Perfil - Carlesse


Mauro Carlesse nasceu no município de Terra Boa, Paraná, 25 de junho de 1960. No Tocantins, ocupou-se como empresário e agropecuarista. Iniciou a carreira política ao se filiar ao Partido Verde (PV) em 2011, quando então já exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Foi candidato a prefeito daquela cidade nas eleições de 2012. Em 2013, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e candidatou-se a deputado estadual em 2014, conquistando uma vaga para a 8ª Legislatura. Atualmente é filiado ao PHS. No dia 08 de julho de 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019.

Exonerações

Nesta segunda, Marcelo reuniu durante a manhã, a sua equipe de governo no Palácio Araguaia. Em tom de despedida, fez um balanço das ações realizadas pela gestão, anunciou o fechamento da folha de março e disse que o pagamento dos servidores é prioridade. À noite, o governador cassado exonerou os 70 integrantes do 1º e 2º escalão. A lista foi publicada no Diário Oficial do Estado

Contratos prorrogados

Também na edição desta segunda do Diário Oficial, foi publicada a prorrogação, por mais 12 meses, dos contratos de 6.956 servidores temporários lotados na Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O ato declaratório foi assinado pelo agora ex-secretário de Administração, Geferson Barros Oliveira. 

Acórdão do TSE

O acórdão do TSE com a cassação de Marcelo Miranda e Claudia Lelis por uso de "caixa dois" na campanha eleitoral de 2014 foi publicado na noite desta segunda. Nele, o tribunal determina a realização de eleições diretas para escolha do governador que comandará o estado até o fim do ano. O pleito para o mandato tampão deve ocorrer em um prazo de 20 a 40 dias. 

Últimos atos como governador

Além da reunião com o secretariado no Palácio Araguaia, Marcelo teve outros dois compromissos nesta segunda como governador. Ambos em Palmas. Durante a tarde, ele esteve na
 Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), onde encontrou 94 novos tratores adquiridos por meio do Programa Terra Forte, que visa incrementar a produção do segmento da Agricultura Familiar no Tocantins. O investimento é de mais de R$ 15 milhões. 88 municípios serão beneficiados. 

À noite, Marcelo inaugurou a 
Escola de Tempo Integral Elizângela Glória Cardoso. A unidade educacional contou com um investimento de mais de R$ 12 milhões. Ao todo, são 21 salas de aulas e capacidade para atender 840 alunos em tempo integral. Com auditório, sala de música, biblioteca, laboratórios e refeitórios, o colégio leva o nome da professora Elizângela Glória Cardoso, ex-reitora da Universidade do Tocantins (Unitins), falecida no ano passado, aos 36 anos de idade. 

 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.