publicidade
publicidade
Max:35° Min:23°
Araguaína
Araguaína-TO, terça, 18 de setembro de 2018
Siga a REDE TO

Municípios

Catadores de materiais recicláveis serão cadastrados

11/04/2018 17h44 | Atualizado em: 16/04/2018 18h41

Divulgação O cadastramento está sendo feito na Funamc, localizada à Rua Humberto de Campos, nº 508, bairro São João

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc), está realizando o mapeamento de catadores de materiais recicláveis, como papelão, garrafas PET e vidros. A ação faz parte do programa Cataforte – Negócios sustentáveis e redes solidárias, do Governo Federal.

Nesta etapa, além do cadastramento está sendo feita uma ficha de cada catador, com informações básicas, como por exemplo, se são ou não alfabetizados, para participarem de aulas do projeto Sesc Ler.

Quem ainda não for cadastrado pode procurar a equipe da Funamc para realizar o cadastramento, o material também já está sendo catalogado, são papelão, garrafas petes, latinhas e outros. A Fundação fica localizada na Rua Humberto de Campos, nº 508, bairro São João.

O espaço para que eles possam trabalhar, um galpão de recolhimento e armazenamento localizado no Setor Céu Azul, passará por reforma. Com a reestruturação do espaço, a venda de material poderá ser coletiva, ou seja, para a própria indústria, sem a necessidade de passar por atravessadores.

Programa Cataforte

O objetivo do programa é a estruturação de redes de cooperativas e associações para que se tornem aptas a prestas serviços de coleta seletiva para prefeituras, participar no mercado de logística reversa e realizar conjuntamente a comercialização e o beneficiamento de produtos recicláveis.

Mais de 50 trabalhadores já são membros da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ACCM). O objetivo da Funamc é encontrar aqueles que não possuem vínculos a associações ou cooperativas e incentiva-los a se organizar para garantir mais direitos.

Parceiros

Além da Funamc, participam do projeto a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, alunos do curso de engenharia de produção do Centro Universitário Itpac, alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Serviço Social do Comércio (Sesc).

 

Da Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.