publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quinta, 21 de novembro de 2019
Siga a REDE TO

Estado

Com surto de tuberculose, cadeia pública de Colinas é interditada

18/05/2018 14h06 | Atualizado em: 21/05/2018 19h06

Divulgação Presídio abriga, atualmente, 97 presos e todos deverão ser submetidos a exames médicos

REDAÇÃO
REDE TO


A cadeia pública de Colinas do Tocantins, na região norte do estado, está impedida provisoriamente, desde esta quarta-feira, 16, de receber presos, bem como permitir visitas, tanto íntimas quanto sociais.

De acordo com a Secretaria da Cidadania e Justiça, cinco casos de tuberculose foram identificados na unidade prisional e os presos recebendo tratamento. A unidade conta, atualmente, com 97 presos e todos deverão ser submetidos a exames médicos. 

Ainda segundo a Seciju, a interdição da cadeia de Colinas deve durar pelo menos um mês. O órgão não informou qual é o estado de saúde dos cinco presos que tiveram o diagnóstico confirmado 

Campanha

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) está preparando uma campanha contra a tuberculose que terá como alvo a comunidade carcerária do país. A ação acontecerá em unidades prisionais do Tocantins e de todo o Brasil. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o país ocupa a 20ª posição na lista dos 30 países prioritários para tuberculose. Em 2017, foram 69 mil casos novos da doença e 4.500 mil mortes (2016). 

No Plano Nacional de Eliminação da Tuberculose,
 a População Privada de Liberdade é prioritária. Em 2017, do total de novos casos de tuberculose notificados no Brasil (em torno de 69.000 casos), 10,5% ocorreram dentro de presídios. Na população carcerária, o risco de adoecimento por tuberculose é 28 vezes maior que na população em geral.


 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.