publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sábado, 14 de dezembro de 2019
Siga a REDE TO

Estado

8º Colégio da Polícia Militar do Tocantins é implantado em Guaraí

Unidade escolar com capacidade para 800 alunos passará por uma reforma

18/05/2018 14h56 | Atualizado em: 21/05/2018 19h51

Fotos: Divulgação/Juliana Carneiro Solenidade marca lançamento de mais uma unidade do Colégio da Polícia Militar; CPM de Guaraí, na região noroeste do Tocantins, atenderá cerca de 800 alunos

Os alunos do Colégio Estadual Anaídes Brito Miranda, localizado em Guaraí, na região noroeste do Tocantins, assistiram, nesta quinta-feira, 17, a transformação de sua escola na 8ª unidade do Colégio da Polícia Militar do Tocantins. A solenidade contou com a presença da secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar e do comandante da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa.

A unidade escolar passará por uma reforma. Os atuais alunos serão transferidos para outro local, até que o trabalho seja concluído. A nova escola sob o comando da Polícia Militar, atenderá uma média de 800 alunos. O edital para o processo seletivo para os alunos deverá ser lançado em agosto.

A secretária Adriana Aguiar explicou que os alunos que já estão matriculados, terão vagas garantidas. Adriana ressaltou o quanto essas unidades militares estão trazendo resultados para a aprendizagem dos alunos. A secretária também ressaltou o quanto é importante todos se envolverem no processo de melhora da educação, seja estado ou município.

O coronel Jaizon contou que o momento estava sendo especial na sua vida, porque ele foi aluno do Colégio Anaídes Brito Miranda. “Que satisfação participar desse momento. A primeira unidade de ensino militar foi criada em 2009, como fase experimental. As escolas militares tem apresentado excelentes resultados e com isso, cresce a procura por parte dos pais e dos municípios por implantações de escolas no modelo militar”, explicou.

Apresentações culturais

Durante a solenidade, os alunos da fanfarra do Colégio Militar de Palmas apresentaram coreografias e estudantes da 3ª série do ensino médio realizaram um desfile com os principais uniformes utilizados pela instituição. Também houve apresentações artísticas da Banda Elos, formada por alunos da Escola Estadual José Costa, com participação de estudantes do Centro de Ensino Médio Orquelina Torres e Colégio Estadual Irineu Albano Hendges.

CPM de Guaraí

O Colégio Estadual Anaídes Brito Miranda foi contemplado com recursos do Programa Estrada do Conhecimento (PEC II), com financiamentos do Bando Mundial e passará por obras de reforma e ampliação. A previsão é que a escola funcione como unidade militar em 2019, com aulas no período integral. As obras terão um orçamento estimado em R$ 2 milhões e 900 mil e a previsão é que sejam iniciadas nos próximos dias, após a tramitação de documentos.

Atualmente, o Tocantins possui seis unidades de Colégio da Polícia Militar. Além de Guaraí, há CPMs em Paraíso do Tocantins, Araguatins, Araguaína, Arraias, Palmas e Gurupi. 

Obras em outra escola

Também nesta quinta, a secretária Adriana Aguiar assinou a Ordem de Serviço para início das obras de construção do refeitório e do setor administrativo do CEM Orquelina Torres. A titular da Seduc visitou a unidade escolar e participou de roda de conversa com a equipe e os alunos.

Com a metodologia do programa Jovem em Ação, a escola, que tem 462 alunos, é uma das unidades de ensino contempladas com o Programa de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em tempo integral, uma iniciativa do governo federal, realizado em parceria com os estados.

 

Com Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.