publicidade
Araguaína-TO, quinta, 09 de julho de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Alerta: Golpe do falso funcionário do Detran faz vítimas no Tocantins

Bandidos se passam por funcionários do órgão para aplicar golpes pela web

06/06/2018 10h59 | Atualizado em: 08/06/2018 14h50

Divulgação/Detran-TO Golpista se passa por funcionário do Detran Tocantins para aplicar golpes no WhatsApp; mensagem enviada por "engano" é usada como isca para atrair as vítimas

REDAÇÃO
REDE TO


O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins emitiu um alerta, nesta quarta-feira, 06, sobre um golpe que vem sendo praticado através de um aplicativo de troca de mensagens. De acordo com o Detran, os suspeitos atraem as vítimas divulgando facilidades e serviços inexistentes por meio de perfis falsos no WhatsApp. 

Entre as ofertas estão a isenção de multas, a exclusão de pontos da carteira nacional de habilitação, a liberação de débitos de veículos com 50% de descontos, a venda de carros e também de CNHs. 

O golpe funciona assim: o suspeito, usando um perfil fake com nome e foto de terceiros retirados de redes sociais e sites na internet, inicia o diálogo com a vítima dizendo que os serviços estão prontos e o valor cobrado já está na conta. Na sequência, o criminoso, se passando por funcionário do Detran, engana a vítima e diz que a confundiu com outra pessoa. A partir deste momento, o golpista questiona o usuário do WhatsApp se ele tem algum problema relacionado ao departamento de trânsito para resolver e, no caso de a resposta ser positiva, oferece uma falsa solução.  

O Detran afirma que os criminosos usam chips com o DDD 63 do Tocantins, mas a suspeita é que eles sejam de outros estados ou estejam cumprindo pena em unidades prisionais. 

O  departamento explica que não envia mensagens via rede social para nenhum usuário e que as pessoas que receberem propostas fradulentas devem acionar o órgão pelo telefone (63) 3218-3018 e denunciar.

O Serviço de Inteligência do Detran e a Polícia Civil (PC) estão investigando o caso. Até o momento, nenhum golpista foi identificado e a orientação das autoridades é que as pessoas tomem cuidado com ofertas mirabolantes divulgadas por meio de redes sociais.  


 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.