publicidade
publicidade
Araguaína-TO, domingo, 22 de setembro de 2019
Siga a REDE TO

Municípios

Com estiagem, queimadas voltam a ser preocupação

29/05/2019 03h00 | Atualizado em: 29/05/2019 15h30

Divulgação Incêndios florestais são mais frequentes nesta época do ano, de tempo seco e ventos fortes

Em tempos de estiagem, o calor extremo e baixa umidade relativa do ar contribuem para aumentar a quantidade de incêndio em vegetação, terrenos baldios e pastagens. Entretanto, as queimadas podem ser evitadas com pequenas atitudes diárias. Para evitar o risco e, principalmente, as consequências dos focos de calor, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) alerta para alguns cuidados simples.

Segundo o superintendente da Defesa Civil Municipal, Iranilton Sales. “Esse clima quente e seco favorece muito a propagação de incêndios, ele orienta abolir o uso do fogo para limpar terrenos para a agricultura, ou evitar queimar galhos e folhas em quintais, cuja fumaça gera problemas respiratórios. As folhas devem ser acondicionadas em sacos e colocados em local adequado para descarte e coleta pelo serviço de limpeza pública”, ressalta Sales.

O superintendente também orienta que é preciso capinar terrenos e remover materiais que podem servir de combustível para o fogo. “No mesmo sentido não se deve lançar pontas de cigarro, seja pela janela do veículo ou a pé, no perímetro urbano ou estradas, já que a vegetação seca pega fogo com facilidade”.

Outra atitude a ser evitada é acender velas em cemitérios no período seco, bem como descartar latas de metal e vidro em terrenos baldios que podem aquecer com a incidência do sol e acabar dando origem às queimadas. O órgão recomenda que as pessoas liguem imediatamente para o telefone 190 ou 153 assim que presenciarem focos de incêndio.

 

Com Secom/Prefeitura

Leia sobre: Dia DIranilton SalesPalmasQueimadasTocantins
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.