publicidade
publicidade
Araguaína-TO, terça, 17 de setembro de 2019
Siga a REDE TO

Estado

Goiatins: Adapec destrói carga clandestina de mudas frutíferas

14/06/2018 19h01 | Atualizado em: 18/06/2018 22h06

Divulgação/Adapec Ao todo, foram apreendidas 635 mudas frutíferas clandestinas; parte delas era de citrus (laranja, tangerina, limão, entre outras)

REDAÇÃO
REDE TO


Após receber denúncia anônima, fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins apreenderam, na última segunda-feira, 12, 635 mudas frutíferas clandestinas, em Goiatins, na região norte do estado. De acordo com a Adapec, destas, 150 eram de citrus (laranja, tangerina, limão, entre outras) e estavam sendo comercializadas de forma ambulante, o que é proibido, na praça central da cidade.

A agência informou que, por falta de comprovação da origem das mudas e de documentação sanitária que certificasse a sua idoneidade, a carga destruída no aterro sanitário do município. O motorista, por sua vez, foi multado em R$ 3,6 mil. 

Segundo o supervisor da Adapec de Pedro Afonso, José Carlos Fernandes, na verdade, eram dois caminhões comercializando as mudas, mas assim que a equipe de fiscalização chegou, um suspeito conseguiu fugir. “A documentação apresentada era inconsistente, acompanhada de nota fiscal inválida. Segundo o condutor, a carga vinha de São Paulo com rota final no estado do Pará”, disse.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, afirmou que a fiscalização de trânsito tem sido intensificada para impedir a entrada, principalmente, de praga quarentenária, a exemplo do cancro cítrico, uma das mais graves doenças da citricultura brasileira, que causa restrição comercial. “A venda ambulante de mudas é proibida, nossas ações são preventivas, para evitar a disseminação de pragas na produção, pois basta apenas uma muda contaminada para afetar um status sanitário do Estado inteiro”, avaliou.


 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.