publicidade
publicidade
Araguaína-TO, segunda, 23 de setembro de 2019
Siga a REDE TO

Municípios

Palmas passa a contar com três novas ambulâncias do Samu

14/06/2018 22h13 | Atualizado em: 14/06/2018 22h24

Divulgação/Igor Flávio Veículos foram entregues na manhã desta quinta-feira, 14, durante cerimônia na capital

A Prefeitura de Palmas entregou, na manhã desta quinta-feira, 14, três novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), um furgão refrigerado para transporte de vacinas e 100 novos computadores que serão distribuídos aos estabelecimentos de saúde da Capital. O Samu da Capital conta com uma frota de dez ambulâncias, sendo duas de suporte avançado equipadas para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), quatro de suporte básico e quatro reservas, todas em pleno funcionamento.

"Com a entrega dessas três ambulâncias estamos renovando mais de 50% da nossa frota; estamos entregando também um furgão refrigerado onde as vacinas serão transportadas com a temperatura ideal para abastecer nossos centros de saúde, sem correr risco perder doses", destacou a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

A promotora de justiça do Ministério Público Estadual, Maria Roseli Pery, ressaltou que a aquisição de equipamentos vai muito além da questão patrimonial. “A humanização vem tomando frente dos serviços e na medida que o profissional de saúde tem uma segurança maior para acolher o paciente que é de sua responsabilidade, que tem uma ambiência que lhe dá prazer, conforto, isso contribui na relação dos profissionais e das pessoas que são atendidas num momento tenso de socorro. Na medida que existe esse conforto acompanhado da tecnologia, com certeza nós temos aí um município com uma humanização no seu contexto maior”, ressaltou.

Veículos e equipamentos

O investimento nos novos veículos é de R$ 1,6 milhão, custeado pelo Governo Federal por meio de emendas parlamentares. As ambulâncias entraram em operação imediatamente após a entrega, substituindo outras três que agora ficam como reserva técnica. “Vai nos proporcionar uma melhoria na qualidade da assistência, melhoria na questão da segurança e conforto do paciente, e gera para o Samu reservas técnicas, de forma que o usuário não fique desassistido quando uma das viaturas estiver em manutenção”, explicou o diretor técnico do Samu, o médico socorrista Luciano Lopes, destacando que frota renovada é sinônimo de menos gastos com manutenção.

As novas ambulâncias são do modelo padrão e foram totalmente equipadas com maca móvel retrátil e pranchas de última geração, suporta até dois pacientes em prancha rígida (uma na maca e outra no banco). Há ainda bancos para acompanhantes e membros da equipe de socorro. Contam ainda com componentes de tecnologia como GPS, instrumentos de comunicação, ar-condicionado, câmera de ré e sinalização deled.

Já os novos computadores irão substituir alguns equipamentos antigos por um modelo com processador Corel I3, 4 gigabytes de memória, HD de 500 com sistema operacional Linux, Monitores de 21 polegadas.

 

Com Secom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.