publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quinta, 22 de agosto de 2019
Siga a REDE TO

Estado

Diversidade: 15ª Parada LGBTI de Palmas reúne milhares de pessoas

Desfile percorreu duas das principais avenidas da capital tocantinense

18/06/2018 19h18 | Atualizado em: 25/06/2018 15h19

Fotos: REDE TO Realizada neste domingo, 17, a 15ª edição da Parada LGBTI de Palmas teve como tema "LGBTI tem poder e voto!"

REDAÇÃO
REDE TO


Milhares de pessoas participaram, neste domingo, 17, da 15ª edição da Parada LGBTI de Palmas. Com o tema "LGBTI tem poder e voto!", o evento teve início durante a tarde, com a concentração dos participantes na avenida Palmas Brasil. No local, foi montado um palco onde militantes e defensores da causa LGBTI (sigla para gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transgêneros e intersexuais) no Tocantins puderam manifestar suas posições. 

As lideranças do movimento falaram das dificuldades para organizar a parada e cobraram mais envolvimento do poder público com a pauta LGBTI. Eles defenderam mais participação deste segmento na política e criticaram o avanço do conservadorismo no país. Fazendo referência ao tema da parada este ano, o grupo pediu aos participantes que não votem em candidatos considerados LGBTIfóbicos, ou seja, que têm preconceito contra a diversidade sexual. 

"Quando o voto é expressado ele precisa ser qualificado e nessa qualificação, precisamos que nós, os LGBTIs, possamos eleger representantes do segmento para que, assim, tenhamos no espaço de poder pessoas que dialoguem conosco e se identifiquem com a nossa pauta", explicou Thassio Paz, representante do Coletivo da Diversidade Tocantins, entidade que organiza a parada. 

Encerrado o momento político, foi a vez dos participantes desfilarem pelas ruas da capital. Acompanhada de um trio elétrico enfeitado com as cores do arco-íris, a marcha teve início na Palmas Brasil, passou pela avenida Teotônio Segurado e encerrou na Praça do Bosque. O fechamento do evento contou com apresentações artísticas e culturais de nomes da cena LGBTI do Tocantins. 

Além de moradores de Palmas, a parada contou também com a presença de caravanas de Araguaína, Porto Nacional, Gurupi, Paraíso, Dianópolis e outros municípios tocantinenses. 

Semana da Diversidade

A semana que antecedeu a parada foi marcada por várias atividades, como palestras, rodas de conversas, apresentações culturais e exposições. “Temos que fomentar o debate entre a sociedade e buscar a igualdade de direitos com a conscientização de que a única coisa que não cabe no nosso Tocantins é o preconceito”, afirmou Fernando Coelho, um dos organizadores. 

Imagens

A REDE TO acompanhou a 15ª Parada LGBTI de Palmas. Confira, abaixo, algumas imagens deste que é o maior evento do gênero no Tocantins:

Palco foi montado na avenida Palmas Brasil para momento político da parada. Foto: REDE TO
 

Milhares de pessoas participam da concentração da Parada na avenida Palmas Brasil. Foto: REDE TO
 

Participantes da 15ª Parada LGBTI de Palmas percorrem a Palmas Brasil. Foto: REDE TO


Multidão multicolorida toma Teotônio Segurado, principal avenida de Palmas. Foto: REDE TO


Público acompanha encerramento da 15ª Parada LGBTI de Palmas na Praça do Bosque. Foto: REDE TO
 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.