publicidade
publicidade
Max:35° Min:23°
Araguaína
Araguaína-TO, terça, 18 de setembro de 2018
Siga a REDE TO

Estado

Helicóptero resgata 3 jovens que ficaram presos em penhasco no TO

04/07/2018 17h31 | Atualizado em: 04/07/2018 17h57

Fotos: Divulgação/SSP-TO Estudantes de Geologia da Universidade de Brasília foram socorridos por aeronave, na tarde desta quarta-feira, 04, após ficarem presos em penhasco na zona rural de Porto Nacional, na região central do Tocantins

REDAÇÃO
REDE TO

 

Três estudantes de Geologia foram resgatados, na tarde desta quarta-feira, 04, após ficarem presos em um penhasco na zona rural de Porto Nacional, perto do limite com o município de Fátima, na região central do Tocantins. Os universitários foram socorridos por uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer –TO).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, por volta das 13h, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental recebeu informação da Embaixada Americana, em Brasília, de que um dispositivo eletrônico de emergência tinha sido acionado por estudantes de Geologia da Universidade de Brasília (UnB). O grupo estava na região de Porto Nacional realizando um levantamento da situação geográfica local. 

Uma hora depois, o helicóptero da SSP
 decolou de Palmas em direção ao local onde estavam os estudantes, levando a bordo uma equipe multimissão e o comandante do Batalhão Ambiental. Passada meia hora, a aeronave, de posse das coordenadas geográficas fornecidas, chegou ao destino, contudo, não havia um ponto apropriado para o pouso uma vez que se tratava de um local de difícil acesso.

Diante da situação, dois integrantes do Ciopaer desceram com a utilização de cordas e abriram uma clareira na mata fechada para chegar até o paredão de pedra, onde os três universitários estavam presos e sem poder descer ou subir devido às condições do local.

Na sequência, os tripulantes fizeram o resgate dos três jovens e providenciaram os primeiros socorros. A equipe disse que apesar de terem sofrido apenas ferimentos leves, os estudantes estavam muito assustados com a situação, uma vez que já não possuíam mais água para o consumo.

Finalizado o atendimento inicial, a equipe do Ciopaer abriu uma segunda clareira na mata para que o helicóptero pudesse pousar e, assim, realizar o resgate dos universitários. Os jovens foram socorridos e encaminhados pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Porto Nacional.  

Segundo a SSP, a intervenção rápida da aeronave contribuiu de forma decisiva para que os três estudantes pudessem ser resgatados do local com vida, uma vez que o trio já não contava com água potável para beber e estava em exposição contínua ao sol, há várias horas, apresentando sinais de desidratação.


 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.