publicidade
publicidade
Max:27° Min:21°
Araguaína
Araguaína-TO, terça, 11 de dezembro de 2018
Siga a REDE TO

Estado

Mauro Carlesse é reeleito governador do Tocantins no primeiro turno

07/10/2018 15h41 | Atualizado em: 07/10/2018 22h27

Divulgação Mauro Carlesse (PHS), da coligação "Governo de Atitude" teve 57,18% dos votos válidos, conquistando a vitória já no primeiro turno da eleição para governador do Tocantins

REDAÇÃO
REDE TO


O governador e candidato à reeleição Mauro Carlesse (PHS), da coligação "Governo de Atitude", venceu, neste domingo, 7, no primeiro turno, as eleição para o governo do Tocantins. Com 100% das urnas apuradas, Carlesse teve 57,18% dos votos válidos contra 31,27% do segundo colocado, o candidato Carlos Amastha (PSB), da coligação "A Verdadeira Mudança". No total, Carlesse recebeu 404.484 votos e Amastha 219.842 votos. 


Carlesse tem como vice o ex-deputado estadual Wanderlei Barbosa (PHS). Ele tornou-se governador interino em março deste ano depois da cassação do governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice Claudia Lelis (PV) por caixa dois. Em junho, ele venceu as eleições suplementares, efetivando-se no cargo até o fim de 2018. Com a vitória deste domingo, o empresário e agropecuarista que pregou estabilidade em sua campanha terá o desafio de fazer o Tocantins voltar a crescer, equilibrando as contas públicas e atraindo investimentos. 

O terceiro colocado no pleito foi Marlon Reis (REDE), da coligação "Frente Alternativa", que teve 6,68% dos votos válidos (47.046). Em quarto, ficou Cesar Simoni (PSL), com 4,43 % dos votos válidos (31.231). Na quinta posição, ficou Bernadete Aparecida (PSOL) com 0,31% dos votos (2.200).

O resultado da votação para deputado estadual, deputado federal e senador pode ser conferido neste link


Abstenções e votos inválidos

O Tocantins conta, hoje, com 1.038.754 eleitores. Destes, 207.540 eleitores tocantinenses não foram às urnas neste domingo, o que equivale a 19,98% do eleitorado do estado. 112.022 pessoas votaram nulo (13,48%) e 14.389 em branco (1,73%).

Repercussão

Carlesse comemorou a vitória ao lado de aliados políticos e correligionários em Gurupi, cidade onde o governador eleito acompanhou a apuração. Ele disse que a prioridade do seu governo, agora, vai ser investir em Saúde. "Nós vamos investir muito na saúde. É lógico que nós não podemos esquecer da infraestrutura, da educação. Mas o maior objetivo nosso é fazer com que a população se sinta melhor principalmente na saúde. Fazer com que o estado cresça, mas cresça com o pé no chão. Não fazendo obras que não têm o interesse da população. Nós vamos trabalhar num sentido só: ajudando a comunidade de todas as formas. Este estado daqui pra frente vai ser um novo estado, com fé em Deus."

Amastha agradeceu os votos que recebeu e disse que não vai desistir do Tocantins. "Fizemos uma campanha linda e propositiva. Agradeço cada parceria, cada voto. Nunca vamos desistir do Tocantins", comentou. 


Perfil Carlesse

Natural de Terra Boa (PR), Mauro Carlesse tem 57 anos, é empresário e agropecuarista. Ele concorreu pela primeira vez a um cargo público em 2012, quando disputou a Prefeitura de Gurupi. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual, assumindo em 2016, a presidência da Assembleia Legislativa. Com a cassação de Marcelo Miranda (MDB) e Claudia Lelis (PV), Carlesse assumiu o comando do Palácio Araguaia interinamente. 

 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.