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Estado

TO-500: Reunião debate construção de rodovia que ligará o TO ao MT

Audiência no Palácio Araguaia teve presença de políticos e empresários

05/12/2018 23h13 | Atualizado em: 05/12/2018 23h37

Foto 1: Divulgação; Foto 2: Divulgação/Esequias Araújo Com cerca de 90 km de extensão, a obra tem um custo estimado em mais de R$ 1 bilhão, sendo que a proposta é de que a construção seja executada na modalidade Parceria Público-Privada (PPP)

A construção da TO-500, que liga da BR-242, que atravessa o estado da Bahia e do Tocantins até o oeste do Mato Grosso, esteve em pauta nesta quarta-feira, 5, durante audiência que ocorreu no Palácio Araguaia entre o Governador Mauro Carlesse, representantes políticos e empresários na construção da rodovia.

Com cerca de 90 km de extensão, a obra tem um custo estimado em mais de R$ 1 bilhão, sendo que a proposta é de que a construção seja executada na modalidade Parceria Público-Privada (PPP).

A rodovia irá criar um corredor de exportação com impacto positivo para o agronegócio, pois vai reduzir os custos de transportes para o escoamento da produção agrícola, mesmo com a cobrança de pedágio. Depois de pronta, a TO-500, vai encurtar as distâncias para o escoamento de produtos vindos do Mato Grosso para os portos de Salvador e Maranhão.

Na audiência, Carlesse se comprometeu a empenhar esforços junto ao governo federal para que a obra possa sair do papel. “Temos interesse que essa obra seja construída e sabemos que ela trará mais desenvolvimento fazendo essa ligação definitiva entre o Tocantins e o estado de Mato Grosso. Além disso, a rodovia vai tirar do esquecimento as cidades que ficam no entorno, fomentando a geração de emprego, da renda e da diversificação das atividades”, disse.

Para o engenheiro e autor do projeto da rodovia TO-500, José Rubens Mazzaro, as próximas fases debatidas no encontro desta quarta tendem a aceleram o início das obras. “Agora, nós vamos atrás do decreto presidencial para autorização jurídica da construção da rodovia. Propusemos também ao Governador Mauro Carlesse que fizesse uma audiência pública com os indígenas Carajás e Javaés e ele confirmou que vai viabilizá-la em janeiro do próximo do ano. Ficou marcada também uma reunião técnica comigo e o presidente da Ageto [Agência Tocantinense de Transportes e Obras] para a gente debater a parte técnica da obra”, explicou.

Projeto

O projeto da travessia da Ilha do Bananal é de autoria do engenheiro José Rubens Mazzaro, líder da Comissão Pró TO-500. Com o Projeto de Lei aprovado em 2012 pela Assembleia Legislativa do Tocantins, é aguardada a publicação de um Decreto Federal, outorgando os direitos para que o Governo do Estado do Tocantins possa empreender e executar a obra sobre a Ilha do Bananal, que é de responsabilidade da União.

A proposta de construção da rodovia conta com o apoio, formalizado por meio de ofício, de produtores rurais, comerciais e industriais do Tocantins e do Mato Grosso, e também, dos indígenas que vivem na Ilha do Bananal.

Obras

As obras para a construção da TO-500 incluem serviços de terraplanagem; pavimentação e sinalização; construção de seis pontes sobre os rios Javaés, San Rocan, Riozinho e Jaburu; uma ponte estaiada no Rio Araguaia; muretas de concreto e outros.

 

Com Secom/Governo do TO

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