publicidade
publicidade
Araguaína-TO, segunda, 15 de julho de 2019
Siga a REDE TO

Oportunidades

UFT disponibiliza 40 vagas para curso gratuito de Libras

12/02/2019 17h22 | Atualizado em: 12/02/2019 17h38

Virgínia Magrin/Dicom-UFT O curso terá duração de quatro meses, com início no mês de março e término em julho

O Câmpus da Universidade Federal do Tocantins, em Gurupi, na região sul do estado, disponibilizará 40 vagas para um curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltado para a comunidade interna e externa da UFT. Os interessados devem ficar atentos ao cronograma do curso. A inscrição será aberta a partir das 08h do dia 25 de fevereiro e seguirá até às 00h do dia 26 do mesmo mês. Todo processo de inscrição será realizado de forma online por meio do preenchimento do formulário disponível neste link

O curso terá duração de quatro meses, com início no mês de março e término em julho. De acordo com a UFT, a iniciativa se deu a partir da necessidade de atender a demanda de professores e da acessibilidade do Câmpus de Gurupi quanto à inclusão de uma aluna do curso de Engenharia Florestal.

"Foi necessário oferecer um curso para alunos e professores e estendeu essa oportunidade para a comunidade externa. O objetivo, para aquela época, era fazer com que a aluna surda se sentisse mais incluída dentro do Câmpus, já que havia um número maior de pessoas que pudessem se comunicar com ela usando a Língua de Sinais e esse objetivo foi muito bem alcançado", afirma o tradutor e interprete do curso de Libras do Câmpus, Romário Barbosa.

A turma terá aula duas vezes na semana pela manhã no Câmpus. Estima-se cerca de 400 inscrições, conforme histórico do curso ofertado no ano passado. Toda comunidade externa e interna que tiver interesse poderá se inscrever. "Ano passado tivemos uma procura muito grande. Acreditamos que para a nova turma que será aberta nesse semestre iremos atender essa importância de oferecer inclusão não só para nós que atendemos alunos com surdez mas também dar continuidade e ajudar professores de redes públicas de ensino que também recebem no seus cotidiano alunos surdos", finaliza Barbosa.

 

Com Dicom/AL-TO

Leia sobre: Gurupi InscriçõesLibrasTocantinsUFTVagas
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.