publicidade
publicidade
Araguaína-TO, segunda, 11 de novembro de 2019
Siga a REDE TO

Estado

Chuvas devem diminuir no Tocantins com a chegada do outono

22/03/2019 19h01 | Atualizado em: 26/03/2019 20h50

Divulgação Em razão da má distribuição das chuvas, há municípios tocantinenses em que os índices pluviométricos já superaram a média climatológica e outros com déficit hídrico

REDAÇÃO
REDE TO


Com o outono, oficialmente iniciado na última quarta-feira, 20, às 18h58, o número de chuvas deve começar a diminuir no Tocantins. De acordo com o professor e meteorologista José Luiz Cabral Júnior, do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a estação de transição entre o verão e o inverno é marcada por redução das temperaturas e também das chuvas na maior parte das regiões a partir do mês de maio.

Segundo o especialista, o Tocantins irá começar esta estação com a influência de um episódio de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul que deve permanecer até domingo, com aumento dos volumes pluviométricos, em especial nas regiões do centro-sul.

Em razão da má distribuição das chuvas, explica Cabral, há municípios tocantinenses em que os índices pluviométricos já superaram a média climatológica e outros com déficit hídrico. 

As temperaturas no Tocantins durante o outono deverão ser mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC a 32ºC.

O Tocantins possui clima predominantemente tropical, caracterizado por uma estação chuvosa (de outubro a abril) e a outra seca (maio a setembro). 


 

Leia sobre: ChuvasClimaTemperaturaTocantinsUnitins
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.