REDAÇÃO
REDE TO
O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), participou, nesta quarta-feira, 17, de uma audiência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em Brasília. Este foi o primeiro encontro oficial entre ambos.
Carlesse apresentou a Bolsonaro algumas demandas do estado como a construção da TO-500 (travessia da Ilha do Bananal), a liberação de recursos para construção da nova ponte de Porto Nacional e o aval da União para que o Tocantins possa aderir ao Projeto Agro-Logística. O governador também falou sobre o Plano de Recuperação Fiscal do Tocantins.
“O presidente foi bastante receptivo, explicamos o quanto essas obras são importantes para o desenvolvimento do Estado. Falamos também do esforço que o nosso Governo está realizando na redução de despesas para o equilíbrio das contas públicas. O presidente afirmou que todas os nossos pleitos serão analisados com agilidade e que o esforço que o Tocantins está fazendo para conseguir o enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal será levado em consideração”, declarou o governador.
Principais demandas
Sobre a TO-500, Carlesse afirmou ao presidente que a rodovia, que ligará os estados do Tocantins e Mato Grosso pela Ilha do Bananal, irá gerar um grande desenvolvimento para os dois estados. “Essa é uma obra de integração nacional”, afirmou Mauro Carlesse.
Quanto a ponte de Porto Nacional, o governador tratou a obra com o presidente Jair Bolsonaro como uma das prioridades para o desenvolvimento do Tocantins. No ofício entregue ao presidente, pediu o apoio na viabilização dos R$ 130 milhões necessários para execução da obra.
Carlesse requereu ainda o aval da União para que o Tocantins possa realizar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, uma operação de crédito na linha do Projeto de melhoramento do Agronegócio e Infraestrutura de Transporte, Agro Logística.
No tocante ao plano de recuperação fiscal, que visa reenquadrar o Tocantins na Lei de Responsabilidade Fiscal, Carlesse garantiu a Bolsonaro que deu início ao saneamento das contas públicas e solicitou que sejam revistos os critérios de avaliação da classificação do Estado junto à Secretaria do Tesouro Nacional.
Ainda durante o encontro, Carlesse cobrou recursos para a compra de maquinário agrícola e pavimentação asfáltica de várias cidades, e a inclusão das BR's 010 e 235, no trecho em que cortam o Tocantins, no pacote de obras obras rodoviárias federais, anunciados nesta quarta, pelo Governo Federal.
Visita a Araguaína
Jair Bolsonaro deve vir a Araguaína entre os dias 10 e 15 de maio. O presidente vai participar da entregar de 500 novas moradias no Residencial Primavera Norte. O anúncio da visita foi feito pela prefeitura da cidade.
A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.