publicidade
publicidade
Araguaína-TO, segunda, 14 de outubro de 2019
Siga a REDE TO

Municípios

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada

04/06/2019 11h51 | Atualizado em: 04/06/2019 12h07

Arquivo/Agência Brasil Município atingiu a meta de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde com 39.060 pessoas imunizadas contra o vírus da influenza

Após a imunização de 39.060 pessoas contra o vírus da influenza em Araguaína durante a campanha de vacinação, com meta alcançada do público-alvo, restaram 2.900 doses. Para aplicação desse restante, a vacinação continua até que o estoque se esgote. Nesta etapa, qualquer pessoa pode receber a imunização nas 20 unidades básicas de saúde (UBS).

O funcionamento das salas de vacina é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. “Após a finalização deste estoque, não serão repostas as vacinas para o público em geral”, informou a coordenadora de Imunização do Município, Samila Braga.

As crianças de 6 meses a 8 anos, que foram vacinadas pela primeira vez, deverão receber a segunda dose conforme o prazo dado durante a primeira. Para esse público-alvo, foram reservadas 2.800 doses.

Meta alcançada

O objetivo do Município era imunizar mais de 40 mil pessoas contra H3N2, H1N1 e Influenza Tipo B até o encerramento da campanha, que durou de 10 de abril a 21 de maio. “Após um intenso trabalho de conscientização do público-alvo, conseguimos alcançar a meta de imunizar 91,38% do público”, citou a coordenadora.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta. A influenza (gripe), se não tratada a tempo, pode evoluir para pneumonia ou outras complicações, principalmente nas pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de seis anos, gestantes e doentes crônicos.

Como se prevenir

A vacina contra a gripe é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença e suas complicações. Outras medidas também são importantes para a prevenção da doença, como lavar e higienizar as mãos com frequência; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa; ter boa alimentação e beber bastante líquido; evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe; e manter a casa bem arejada.

Locais de vacinação

UBS Albeny Soares de Paula (Avenida C, nº 1.035, Setor Couto Magalhães);
UBS Araguaína Sul (Rua dos Pinheiros c/ Rua Bacuri, s/nº, Araguaina Sul);
UBS Avany Galdino da Silva (Rua Gonçalves Lêdo, nº 1.217 - São João);
UBS Bairro de Fátima (Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima);
UBS Couto Magalhães (Avenida Perimetral, s/nº, Setor Couto Magalhães);
UBS Dr. Dantas (Rua CE, quadra 22, lote 1, Setor Jardim Costa Esmeralda);
UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito (Rua A esquina c/ Rua L, Vila Aliança);
UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho (Rua dos Macucos, Loteamento Maracanã);
UBS JK (Rua das Camélias, nº 1.069, Loteamento Cruzeiro);
UBS José de Sousa Rezende (Rua São João Batista, lote 02, quadra 1 D, Setor Alto Bonito);
UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Rua 09, quadra 1, lote 1, Setor Dom Orione);
UBS Lago Azul (Avenida Araguaia, quadra 4, lote 02, Parque do Lago);
UBS Manoel dos Reis Lima (Rua das Hortências, nº 46, Setor Jardim das Flores);
UBS Manoel Maria Dias de Brito (Rua dos Ingaxixes, quadra 28, lote 1, Setor Cimba);
UBS Nova Araguaína (Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaína);
UBS Novo Horizonte (Avenida Araguaia, s/nº, Novo Horizonte);
UBS Palmeiras do Norte (Rua das Camélias, nº 1055, Setor Palmeiras do Norte);
UBS Ponte (Rua Joaquim Caboclo, s/nº, Setor Ponte);
UBS Senador Benedito Vicente Ferreira – (Rua 07, nº 07, Setor José Ferreira);
UBS Setor Barros (Avenida Bernardo Saião, nº 1082, Setor Barros).

 

Da Ascom/Prefeitura

Leia sobre: AraguaínaGripeLocaisSaúdeTocantinsUBSVacina
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.