publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sábado, 14 de dezembro de 2019
Siga a REDE TO

Municípios

Prefeitura de Araguaína realiza operação de limpeza em córregos

19/09/2019 23h44 | Atualizado em: 25/09/2019 21h02

Divulgação/Marcos Sandes Primeira etapa está sendo realizada no Córrego Neblina, com retirada da área e lixo do leito e também vegetação das encostas e margens

A Prefeitura de Araguaína, na região norte do Tocantins, está realizando desde o início deste mês a limpeza dos córregos urbanos. A manutenção é de desassoreamento, com uso de uma máquina para retirada de areia e lixo do leito, e também de retirada do mato de suas paredes de contenção e margens. O primeiro trabalho está sendo realizado no Córrego Neblina.

Segundo o diretor municipal de Limpeza Urbana, Walteir Fiúza, o objetivo principal da ação é evitar enchentes e proliferação de doenças. “Além de ficar mais bonito, a limpeza ajuda a diminuir as chances de transbordamento quando voltam as chuvas e diminuir também o número de mosquitos que podem ser vetores de doenças”.

Manutenção 

O cronograma de limpeza leva em consideração locais com mais prioridade. O secretário executivo da Infraestrutura, Epson Douglas, o trecho do Córrego Neblina, entre as Avenidas Tocantins e Cônego João Lima, foi o primeiro local a receber a manutenção pelas suas características. “A caixa do Neblina após a Avenida Cônego fica mais estreita e baixa”.

A ação deve durar alguns meses pela grande quantidade de material retirada dos leitos. “A cada dois metros de córrego são retirados seis metros cúbicos de material, que é a capacidade em volume do caminhão toco que faz o transbordo”, detalhou o Epson. Após a limpeza no Córrego Neblina, o trabalho será realizado em seus afluentes, como nos córregos Canindé e Lava Pés.

Planejamento

Desde 2013, já foram instalados mais 200 km de nova drenagem em Araguaína, visando o fim dos alagamentos recorrentes. As implantações fazem parte do Plano Municipal de Drenagem Urbana (PMDU), que é parâmetro para dimensionar, avaliar o sistema de drenagem da cidade e subsidiar todos os projetos nessa área.

A cidade ainda conta com o Projeto Águas de Araguaína, que realizará a macro e microdrenagem dos córregos Neblina e Jacuba, implantação de bacias de detenção da unidade de conservação ambiental e implantação do Parque Urbano Nascentes do Neblina e áreas verdes, além da pavimentação de 12 bairros da cidade.

O projeto está em processo de aprovação dos recursos por meio de financiamento internacional junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF.

 

Da Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.