REDAÇÃO
REDE TO
O Ministério Público do Tocantins expediu uma recomendação nesta quinta-feira, 21, orientando que a Câmara Municipal de Nova Rosalândia, na região central do Tocantins, revogue, oficialmente, uma nota emitida no início deste mês, na qual o Legislativo expressou repúdio às manifestações de um grupo religioso no cemitério local.
Na recomendação, a Promotoria de Justiça de Cristalândia orienta que a Câmara de Vereadores deve basear sua atuação na proteção aos direitos dos cidadãos, agindo de forma impessoal e cumprindo a Constituição Federal. Desse modo, deverá se abster de praticar qualquer forma de discriminação, além de respeitar todas as religiões, seus cultos e seus fiéis.
O documento também é direcionada ao prefeito de Nova Rosalândia, Ladir Machado Alves (PSDB), a quem orienta que adote providências para criar ou incrementar programas de conscientização da população, acerca da liberdade de crença e do respeito aos cultos como um direito fundamental.
O MP enviou a recomendação ainda ao comando da Polícia Militar, para que reforce o policiamento em datas tradicionais de visitação ao cemitério de Nova Rosalândia a fim de evitar confrontos e garantir a convivência harmônica dos fiéis de religiões diversas.
O Ministério Público informou que está aguardando a conclusão de inquérito por parte da Polícia Civil (PC), podendo vir a adotar posteriormente providências também no âmbito criminal.
Agressões
Segundo o MP, o episódio aconteceu no último dia 1° de novembro, na véspera do Dia de Finados, quando praticantes da umbanda teriam sido impedidos de externar seus cultos junto ao túmulo de seus parentes, no cemitério local.
O Ministério Público afirma ainda que recebeu denúncias de agressões físicas e verbais por parte dos umbandistas.
A Câmara da cidade, porém, ao invés de condenar a violência contra os umbandistas, a endossou por meio de uma nota de repúdio contra o grupo religioso.
A liberdade de crença, o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção às liturgias e aos locais de culto são garantidos pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Umbanda
A Umbanda é uma religião afro-brasileira, que sincretiza o catolicismo, espiritismo e as religiosidades africana, indiana e indígena, e é por muitas vezes confundida com o Candomblé e a Quimbanda, porém possui princípios, ensinamentos e rituais que a diferencia das demais.
A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.