publicidade
Araguaína-TO, sexta, 07 de agosto de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Exames descartam dois casos suspeitos do novo coronavírus no TO

05/03/2020 09h45 | Atualizado em: 20/03/2020 20h23

Agência Brasil Exames para síndrome respiratória foram negativados no Laboratório Central de Saúde Publica do Tocantins (Lacen-TO)
REDAÇÃO
REDE TO


A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas informou, nesta quarta-feira, 04, que foi descartada a hipótese de contaminação pelo novo coronavírus, o Covid-19, de dois pacientes que estavam sendo monitorados na capital. 

De acordo com a Semus, os exames para síndrome respiratória foram negativados no Laboratório Central de Saúde Publica do Tocantins (Lacen-TO) o que significa que estão descartados os casos suspeitos.

Na nota enviada à imprensa, a secretaria garantiu que "continua atenta e pronta para pôr em prática o plano de contingência para casos suspeitos que possam surgir e se caracterizem na preconização do Ministério da Saúde".

Casos no Brasil

Nesta quarta, o Ministério da Saúde e as secretarias de saúde de São Paulo (estadual e municipal) confirmam o terceiro caso importado do novo coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo. Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.

O primeiro caso confirmado foi o de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira, 21, ele apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

O segundo foi o de um paciente com 32 anos, que esteve na Itália e chegou ao Brasil na quinta-feira, 27. Ele chegou acompanhado da mulher de Milão, na região da Lombardia. Ainda no voo usou máscara e a acompanhante não apresenta sintomas da doença. O homem foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na sexta-feira (28). Durante o atendimento, o viajante relatou febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça. O quadro clínico foi considerado leve e estável.

Até esta quarta, 531 casos suspeitos estavam sendo monitorados pelo Ministério da Saúde em todas as regiões do país. Outros 315 casos já foram descartados por exame laboratorial.


Casos no mundo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já foram verificados 94.204 casos de infecção pelo novo coronavírus. Desses, 51.187 casos são de doentes que já se recuperaram. A doença já provocou 3.219 mortos em todo o mundo, a maioria na China.



Leia sobre: CoronavírusLACENPalmasSaúdeSemusTocantins
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.