publicidade
Araguaína-TO, sexta, 07 de agosto de 2020
Siga a REDE TO

Estado

TO segue fora do mapa do Coronavírus, mas anuncia comitê de crise

12/03/2020 17h44 | Atualizado em: 12/03/2020 20h47

Agência Brasil Desde fevereiro, vários casos suspeitos de coronavírus foram registrados no Tocantins. Nenhum, porém, deu positivo para o Covid-19
REDAÇÃO
REDE TO


Até o momento, o Tocantins é um dos poucos estados do Brasil em que ainda não foi confirmado nenhum caso do novo coronavírus, o Covid-19. Apesar disso, algumas medidas preventivas estão sendo tomadas pelas autoridades. Nesta quinta-feira, 12, o governo estadual anunciou a criação de um comitê de crise envolvendo vários órgãos para enfrentar a doença. 

“A criação de um comitê é uma ação preventiva para reforçar e estabelecer as nossas condições atuais, ao mesmo tempo em que busca meios para enfrentar qualquer adversidade que possa surgir”, explicou o governador Mauro Carlesse (DEM).

A instalação do comitê ocorreu na tarde desta quinta, no Palácio Araguaia, em Palmas, e contou com a presença de Carlesse, do secretário de Saúde, Edgar Tolini, e de outros secretários e membros do Executivo, além de representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, das polícias e do Exército.

Um outro grupo com atribuições semelhantes também foi instituído nesta quinta dentro da estrutura do Ministério Público Estadual. De acordo com o MP, o gabinete atuará em situações críticas que exijam atuação estratégica, com medidas para mapear prejuízos, vulnerabilidades e impactos, bem como a definição de providências voltadas a prevenir danos de modo imediato e eficiente.

Casos suspeitos e confirmados

De acordo com balanço do Ministério da Saúde divulgada nesta quinta, o Brasil tem, atualmente, 77 casos confirmados de contaminação pelo coronavírus. Ao todo, são 1.427 casos suspeitos e 1.156 descartados. 

Há casos confirmados de coronavírus em Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. 

Desde fevereiro, vários casos suspeitos de coronavírus foram registrados no Tocantins. Nenhum, porém, deu positivo para o Covid-19.

Nesta quinta, a secretaria municipal de Saúde de Palmas informou que duas jovens, de 22 e 26 anos, que retornaram, recentemente, da Europa e estão sendo monitoradas na capital.  Elas ficaram fora do país
 entre os dias 17 de fevereiro e 2 de março, chegando na Capital em 4 de março. No dia seguinte, começaram a sentir alguns sintomas, como febre, dificuldade para respirar e produção de secreção nasal.

Ainda segundo a Semus, as duas jovens procuraram a Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA), onde receberam o atendimento clínico, foram coletados os materiais para exames laboratoriais e foram orientadas a permanecer em isolamento domiciliar. Ambas aguardam os exames conclusivos sem sair da residência onde moram, mas relataram que não estão sentindo nenhum sinal ou sintoma da doença. Porém, continuam sendo monitoradas até o recebimento dos resultados finais.

Novo Coronavírus

Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus com uma estrutura em formato de coroa, conhecida desde 1960. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19. Ela foi descoberta no final de dezembro de 2019, na China.

Diante da presença de casos confirmados do Covid-19 em mais de 100 país, atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a doença como uma pandemia. 

Medidas preventivas

O Ministério da Saúde explica que não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus e indica as seguintes medidas de prevenção:

- lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
- evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- evitar contato próximo com pessoas doentes;
- ficar em casa quando estiver doente;
- usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
- não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
- limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
- manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.



Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.